Tesouro dos EUA restringe 80% dos ativos dos bancos russos, diz Yellen

  • Lusa
  • 3 Março 2022

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, avançou que 80% dos ativos dos bancos russos estão sob algum tipo de restrição por causa das sanções.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, referiu na quarta-feira que 80% dos ativos dos bancos russos estão “sob as restrições” do Departamento que dirige, na sequência das sanções impostas pela invasão da Rússia à Ucrânia.

Entre domingo e segunda-feira de manhã os Estados Unidos e os seus aliados já tinham congelado metade dos ativos do banco central russo, realçou Janet Yellen, durante uma conferência em Chicago.

“A Rússia está se tornando cada vez mais uma ilha económica”, acrescentou a responsável pelo Tesouro dos EUA.

Yellen também mencionou as sanções impostas na quarta-feira pelo seu país contra os oligarcas russos “que são fundamentais para o poder corrupto do Presidente [Vladimir] Putin”. “Nós sancionamos muitos desses indivíduos e estamos a trabalhar com os nossos colegas do Departamento de Justiça e os nossos aliados internacionais para descobrir, congelar e confiscar as suas riquezas em todo o mundo”, apontou.

A líder do Departamento de Tesouro norte-americano também assegurou que, caso Putin continue a sua invasão na Ucrânia, os aliados, incluindo os EUA, permanecerão fiéis ao seu compromisso de continuar a impor “graves consequências” à Rússia e a responsabilizar o chefe de Estado russo pela suas “ações ilegais e imorais”.

Os EUA anunciaram na quarta-feira sanções a 22 entidades relacionadas ao setor de defesa russo e restrições à exportação de tecnologia que a Rússia pode usar para refinar petróleo.

Na quinta-feira passada, o Presidente dos EUA, Joe Biden, tinha anunciado sanções contra cinco grandes entidades financeiras russas, incluindo os dois maiores bancos do país, bem como oligarcas próximos ao Kremlin, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Por seu lado, a União Europeia, em coordenação com os EUA, lançou uma série histórica de sanções contra Moscovo, às quais esta quarta-feira, quase uma semana após a invasão militar, se juntaram com a entrada em vigor da suspensão das transmissões dos órgãos RT e Sputnik e a exclusão de sete bancos russos do sistema SWIFT.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tesouro dos EUA restringe 80% dos ativos dos bancos russos, diz Yellen

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião