As 6 interrupções de carreira mais comuns. E como explicá-las numa entrevista de emprego

Voltar ao mercado de trabalho depois de uma interrupção de carreira implica, muitas vezes, explicá-la numa entrevista. Que motivos poderão existir e como pode explicar a situação ao recrutador?

Existem inúmeras razões pelas quais um profissional possa ter interrompido a sua carreira profissional. Cuidar dos filhos, tirar um tempo para viajar, investir na formação ou até mesmo procurar a oportunidade de emprego certa são apenas algumas delas.

“É cada vez mais comum os profissionais apresentarem interrupções nos seus currículos, seja porque têm mais oportunidades, seja porque trabalharam durante mais anos, até aos 70 ou 80 anos. Isto faz com que as carreiras não sejam tão lineares”, começa por dizer a Hays, especialista em recrutamento de profissionais qualificados, em comunicado.

Voltar ao mercado implica, muitas vezes, explicar essa interrupção numa entrevista de trabalho. Que motivos poderão existir e como poderão explicar estas situações ao recrutador?

Eis as seis interrupções mais comuns e as justificações que a consultora considera mais acertadas:

1. Doença

Não há necessidade de fornecer detalhes específicos sobre a doença, começa por dizer a Hays. “Explique que utilizou este tempo para melhorar e para fazer uma pausa e agora está mais pronto do que nunca para voltar a trabalhar, enfatizando porque é que acha que aquela oportunidade é a ideal para si”, sugere a recrutador.

Exemplo de resposta: “Senti-me incapaz de continuar na minha posição anterior devido à minha condição médica. No entanto, agora sinto-me bem e pronto para assumir esta nova oportunidade. É uma posição que se baseia nas minhas aptidões, vai ao encontro dos meus valores e que me dá a oportunidade de agregar valor real todos os dias.”

2. Cuidar de um parente

À semelhança da razão anterior, também não será necessário entrar com muitos pormenores sobre as suas responsabilidades de cuidar de um familiar. “Deixe claro que o seu familiar já recuperou ou que já não necessita mais dos seus cuidados” e concentre o seu discurso em explicar “como é que está pronto para aceitar o novo desafio”.

Exemplo de resposta: “Tive que deixar o meu emprego para cuidar de um familiar, no ano passado. Desde então, conseguimos contratar um prestador de cuidados médicos a tempo inteiro, por isso, voltei a procurar emprego. Estou à procura de uma empresa inovadora e que permita desenvolver as minhas aptidões e achei que era uma ótima combinação.”

3. Viagem

No caso de ter tirado algum tempo para viajar, conte as razões pelas quais decidiu viajar, realçando a procura pelo desenvolvimento pessoal, a maior consciência cultural e adquirir novas perspetivas. E, mais uma vez, “deixe bem claro que está pronto para voltar a trabalhar e explique porque quer esta oportunidade em particular”.

Exemplo de resposta: “Fiz uma viagem de seis meses para me expor a diferentes culturas e obter novas perspetivas. Aprendi várias lições de vida durante a viagem. Agora estou pronto para me concentrar na minha carreira. Estou impressionado com o compromisso desta empresa com o desenvolvimento pessoal e profissional e com o equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal.”

4. Procurar novos desafios

Neste caso, explique como tem procurado proativamente por um novo desafio profissional. “Deixe claro que utilizou esse tempo para pensar realmente no que pretende de uma nova função e de um novo empregador; mostre como aproveitou esse tempo para aperfeiçoar e manter-se atualizado sobre as tendências do setor onde está inserido”, aconselha a Hays.

Exemplo de resposta: “Assim que a minha função anterior terminou comecei imediatamente a procurar um novo emprego e estou à procura de um desafio que me faça progredir na carreira, ao desenvolver as minhas aptidões e a fazer a diferença. Embora tenha tido várias entrevistas ainda não encontrei a oportunidade certa. Estou particularmente interessado nas oportunidades que esta função me iria proporcionar, tais como…”

5. Cuidar dos filhos

Se esteve a cuidar dos seus filhos, explique porque é que reservou esse tempo para priorizar a sua família, e concentre-se no motivo pelo qual acha que se sente pronto para voltar a trabalhar.

Exemplo de resposta: “Fui pai recentemente e precisava de dar prioridade à minha família e de criar o meu filho. Agora estou pronto para entrar novamente no mercado de trabalho e enfrentar um novo desafio profissional, aproveitando ao máximo o meu crescimento pessoal e profissional.”

6. Estudar

Finalmente, se a sua interrupção na carreira se deveu à vontade de voltar a estudo, conte como deu esse passo e, sobretudo, que competências adquiriu ou desenvolveu. Aproveite, ainda, para nomear as aptidões que seriam úteis para a oportunidade de trabalho à qual está a candidatar-se.

Exemplo de resposta: “Apercebi-me que precisava de adquirir mais conhecimento e por isso tomei a decisão de voltar a estudar, numa tentativa de tornar a minha carreira num futuro melhor. Agora que já terminei o curso pretendo uma nova oportunidade onde possa utilizar essas mesmas aptidões.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

As 6 interrupções de carreira mais comuns. E como explicá-las numa entrevista de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião