Ericsson ainda sob investigação da justiça norte-americana sobre possíveis pagamentos ao ISIS no Iraque

  • Europa Press
  • 4 Março 2022

A investigação levada a cabo pela Justiça dos EUA à empresa de telecomunicações irá continuar, depois de terem sido identificadas "violações das regras de 'compliance'" e más práticas empresariais

O Departamento de Justiça dos EUA informou a Ericsson de que as suas investigações internas sobre possíveis pagamentos ao ISIS no Iraque têm sido insuficientes e que continuará a investigar a Ericsson, referiu a empresa em comunicado, de acordo com a Europa Press. A operadora de telecomunicações adiantou recentemente que o Departamento de Justiça dos EUA considera que a Ericsson violou o acordo de investigação no qual concordava em não fazer certas comunicações durante a investigação.

“A investigação (…) encontrou várias violações das regras de ‘compliance’ e do Código de Ética Empresarial“, referiu a empresa a 15 de fevereiro, citando más práticas, como fazer doações sem beneficiários claros, pagar aos fornecedores por trabalho não especificado, utilizar fornecedores para fazer pagamentos em dinheiro, pagar despesas inadequadas e conflitos de interesses, avança a Europa Press.

“A equipa de investigação também identificou pagamentos a intermediários e a utilização de rotas de transporte alternativas para contornar as alfândegas iraquianas, numa altura em que as organizações terroristas, incluindo o ISIS, controlavam algumas rotas de transporte”, assegurou a Ericsson no mês passado, embora tenha afirmado que a investigação não podia determinar o destinatário final dos pagamentos.

A empresa manteve a sua posição, recordando que a investigação foi minuciosa, durou quase um ano e reuniu uma “grande quantidade de informação” e não estabeleceu que qualquer empregado estivesse diretamente envolvido no financiamento do terrorismo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ericsson ainda sob investigação da justiça norte-americana sobre possíveis pagamentos ao ISIS no Iraque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião