Gás natural ultrapassa pela primeira vez fasquia dos 200 euros

  • Lusa e ECO
  • 4 Março 2022

A cotação do gás natural atingiu os 213,895 euros por megawatt hora (MWh), um novo recorde histórico na Europa.

A guerra na Ucrânia está a fazer disparar a cotação do gás natural para valores historicamente elevados. Esta sexta-feira, e pela primeira vez, ultrapassou a fasquia dos 200 euros, fixando-se em 213,895 euros por megawatt hora (MWh), um novo recorde.

O receio de perturbações nas exportações russas, que representam 40% das importações de gás europeu, fizeram subir o preço do gás de referência no mercado europeu, o TTF holandês, para 213,895 euros por megawatt hora.

“Na nossa opinião, o mercado agora dá como certo que um gasoduto muito importante que passa pela Ucrânia será danificado pelos combates“, disse Ole Hvalbye, analista do SEB, citado pela AFP, referindo-se à ofensiva militar russa na Ucrânia.

O preço do petróleo e dos metais também continua a subir. Às 15h20 (hora de Lisboa), o preço do barril de Brent do mar do Norte para entrega em maio avançava 4,68% para 115,63 dólares, tendo atingido na véspera 119,84 dólares, o nível mais alto desde 2012.

Em Nova Iorque, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para entrega em abril subia 5,45% para 113,54 dólares, um dia depois de ter atingido os 116,57 dólares.

No mercado de Londres, o alumínio atingiu um novo recorde histórico em 3.859,50 dólares e o níquel atingiu o valor mais alto desde 2008 em 30.295 dólares por tonelada. A Rússia é um produtor importante destes metais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gás natural ultrapassa pela primeira vez fasquia dos 200 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião