Gasóleo vai disparar 14 cêntimos na próxima semana e gasolina oito cêntimos

Na segunda-feira, no momento de abastecer o carro, o preço por litro de gasolina simples 95 vai estar 8 cêntimos mais caro para 1,912 euros e do gasóleo simples mais 14 cêntimos (1,81 euros).

Os preços dos combustíveis vão disparar na próxima semana. Com o preço do barril de brent a bater máximos, os consumidores vão agora ter de pagar mais para abastecer o carro. A partir da próxima segunda-feira, tanto o gasóleo como a gasolina vão ficar mais caros. O preço do diesel aumenta 14 cêntimos, o maior aumento semanal de sempre, enquanto na gasolina a subida vai ser de oito cêntimos, adiantou ao ECO fonte do setor.

Este aumento é substancialmente superior face aos 2,5 cêntimos de aumento no gasóleo e dois cêntimos na gasolina da semana passada. Isto porque o barril de brent, que serve de referência ao mercado europeu, chegou a cotar nos 119,78 dólares, um máximo de 11 anos (11 fevereiro de 2011). Esta sexta-feira o ouro negro já esteve a cotar acima dos 114 dólares, mas agora segue a negociar nos 112,37 dólares, o que representa uma subida de 1,73%. Uma escala de preços que reflete os receios do Ocidente de que as sanções económicas e financeiras vão causar disrupção nas exportações russas de petróleo, reduzindo a oferta num mercado já desequilibrado por uma forte procura pós-pandémica.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. E desde então os avanços não têm parado, com baixas de ambos os lados, e sob forte condenação da comunidade internacional. Pela primeira vez foi atacada uma central nuclear, a maior da Europa, o que veio agravar os receios de uma eventual catástrofe nuclear.

O aumento de 14 cêntimos significa que o preço por litro de gasóleo simples será de 1,81 euros no início da próxima semana e de gasolina simples 95 passará a ser de 1,912 euros com o aumento de oito cêntimos, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia.

A evolução dos preços dos combustíveis leva em conta o comportamento da cotação do petróleo e derivados nos mercados internacionais e outros fatores, como a cotação do euro face ao dólar na última semana. E a desvalorização do euro face ao dólar também pesou no agravamento dos preços. O euro está neste momento a cair 0,57% face ao dólar, estando a cotar nos 1,1 dólares, o valor mais baixo desde maio de 2020.

Os preços ao consumidor final podem diferir de posto de abastecimento para posto de abastecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo vai disparar 14 cêntimos na próxima semana e gasolina oito cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião