Mobile World Congress 2022: 5G, metaverso e tecnologia verde foram o grande foco

  • Servimedia
  • 6 Março 2022

A edição deste ano do Mobile World Congress, que decorreu em Barcelona, juntou 1900 empresas e 60 mil visitantes. Os dispositivos móveis perderam atenção, que recaiu em novas tecnologicas.

O Mobile Word Congress (MWC) terminou em Barcelona uma edição que mais uma vez trouxe o otimismo ao setor. A feira tecnológica mais importante do mundo cumpriu as melhores previsões e, de acordo com a GSMA, mais de 60 mil pessoas visitaram a Fira de Barcelona, provenientes de quase 200 países, noticia a Servimedia.

Durante os quatro dias do congresso, mais de 1.900 empresas mostraram as suas novidades. Ao contrário das edições anteriores, os dispositivos móveis deixaram de ser os protagonistas absolutos para dar lugar a novas tecnologias e tendências. No MWC 2022, o foco principal caiu em redes 5G, sustentabilidade e ‘tecnologia verde’, metaverso e robótica.

Estas foram as cinco empresas que mais se destacaram no MWC22, de acordo com a Servimedia:

Huawei

A forte presença da empresa tecnológica chinesa na feira não passou despercebida. No que foi o maior stand do MWC, ocupando quase metade do pavilhão 1 da Fira, a Huawei apresentou inovações em três áreas diferentes: por um lado, soluções e serviços para empresas; por outro, o lado do consumidor, concentrando-se em ‘super dispositivos’ para criar um escritório inteligente; e, finalmente, a área de conectividade e redes.

Esta última tem sida a protagonista, com a exposição de casos de utilização de 5G em diferentes campos e indústrias, além de mostrar o caminho para alcançar um mundo totalmente conectado através do ‘5G Verde’, a mini fibra ou serviços sem fios. Com isto, a Huawei mostrou como está a dirigir a sua capacidade de inovação para reduzir a pegada de carbono e alcançar um mundo mais sustentável.

Vodafone

Tal como a Huawei, empresas como a Vodafone encontraram no MWC um cenário excecional para divulgar os seus esforços no sentido de avançar para a neutralidade climática. A este respeito, o operador apresentou dez demonstrações sustentáveis “Digital for green”, baseadas em tecnologias como 5G, IoT, Realidade Aumentada, Nuvem ou Inteligência Artificial. A Vodafone tem refletido a importância que as redes 5G terão nesta área, uma vez que permitirão que as “cidades inteligentes” sejam até 70% mais eficientes.

SK Telecom

A criação de novos mundos virtuais baseados no metaverso tem sido sem dúvida outro dos aspetos centrais desta edição do MWC. Numerosas empresas fizeram dele o leitmotiv das suas ofertas tecnológicas. A operadora coreana SK Telecom destacou-se, mostrando a sua plataforma de metaverso Ifland, através dos diferentes espaços virtuais no seu stand onde os utilizadores podiam interagir com diferentes avatares. Esta plataforma, que foi lançada em julho de 2021, fornece serviços tais como Social VR e Virtual Meet-Up através de uma interface de utilizador intuitiva.

Qualcomm

Também no metaverso, e para além do aspeto experimental e da reprodução de ambientes virtuais, empresas como a Qualcomm têm mostrado avanços do ponto de vista tecnológico. A empresa mostrou os seus óculos de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e de realidade alargada (XR), equipados com os seus poderosos processadores, e realizou demonstrações práticas de como está a otimizar a latência dos dispositivos de realidade aumentada e virtual através de 5G. O MWC foi também o fórum em que a Telefónica assinou “uma parceria com Meta para impulsionar conjuntamente a conectividade e a inovação tecnológica no metaverso”.

Xiaomi

A Xiaomi tem sido outro dos protagonistas do MWC e não propriamente pelos seus dispositivos móveis, dos quais trouxe poucos produtos novos, em linha com muitas das marcas. A estrela da marca (e, poder-se-ia dizer, a mascote do MWC) foi o CyberDog. Um cão robótico desenvolvido com a própria tecnologia da marca, que é capaz de se levantar, trotar, dar a pata e fazer gestos amigáveis, algo que o diferencia do modelo da Boston Dynamics, que era mais intimidante do que amigável. O Cyberdog aposta numa versão refinada e mais acessível do que a concorrência.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mobile World Congress 2022: 5G, metaverso e tecnologia verde foram o grande foco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião