Subida do preço do pão “inevitável” e algumas empresas podem sucumbir

  • Lusa
  • 7 Março 2022

“A subida do preço do pão é inevitável e evoluirá em linha com a flutuação dos preços dos cereais”, avisa a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia e o consequente aumento do valor dos cereais torna “inevitável” a subida do preço final do pão e, face ao aumento dos custos, algumas empresas podem sucumbir, alertou a ACIP.

“A subida do preço do pão é inevitável e evoluirá em linha com a flutuação dos preços dos cereais”, indicou, em resposta à Lusa, o presidente do Conselho Fiscal da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP), Helder Pires.

De acordo com a associação, já estão a verificar-se consequências ao nível da procura e alguns sinais de escassez de cereais, sendo que, no limite, “poderá questionar-se se se conseguirá garantir o abastecimento de cereais e, por extensão, de pão”.

Perante a subida dos custos, como o preço das farinhas, combustíveis e energia, agravada com a guerra da Ucrânia, “acentuando-se este cenário, haverá empresas que sucumbirão”, avisou a ACIP.

Na quinta-feira, os preços do trigo e do milho subiram mais de 20 euros nos mercados europeus, com a invasão da Ucrânia pela Rússia a impedir Kiev de exportar os grãos de cereais. A moagem de trigo e milho registou uma nova alta de preços no mercado europeu, encerrando nos 381,75 euros e 379 euros por tonelada nos prazos de março, respetivamente.

O índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) subiu 24,1% em fevereiro, face ao ano anterior, e atingiu um recorde de 140,7 pontos, foi anunciado. Já em comparação com janeiro, o índice progrediu 3,9%. Por sua vez, o índice de preços de cereais cresceu 3% em comparação com janeiro, devido o aumento nas cotações dos grãos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Subida do preço do pão “inevitável” e algumas empresas podem sucumbir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião