5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que são divulgadas as estatísticas sobre a economia europeia, os parceiros sociais sentam-se à mesa com o Governo para discutir a situação na Ucrânia.

É dia de conhecer as estatísticas da economia europeia, dos transportes e até da integração das migrantes no mercado laboral. Esta terça-feira promete ficar ainda marcada pela reunião de Concertação Social sobre a guerra na Ucrânia e pelo evento da Apple.

Como está a evoluir a economia europeia?

O Eurostat divulga esta terça-feira os dados que permitem perceber a evolução da economia e do emprego na União Europeia e na Zona Europeia, no quarto trimestre de 2021. Por cá, nos últimos três meses do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu em cadeia 1,6% e em termos homólogos 5,8%.

Governos, patrões e sindicatos discutem guerra na Ucrânia

Para esta terça-feira o Governo convocou uma reunião da Concertação Social, com caráter de urgência, sobre a situação de crise na Ucrânia. Foi a 24 de fevereiro que a Rússia deu início à invasão da Ucrânia, com vista à “desmilitarização e desnazificação” desse país, segundo explicou Vladimir Putin. Tanto os Estados Unidos, como a União Europeia já impuseram sanções à Rússia por causa desta agressão, mas o conflito ainda está em curso.

Apple pode anunciar iPhone mais barato

Esta terça-feira é dia de Evento Apple e especula-se no mercado, conforme já escreveu o ECO, que a gigante da maçã irá apresentar um novo iPhone SE, um modelo intermédio potencialmente mais barato do que a gama convencional. O evento será transmitido em streaming no site da empresa e na plataforma Apple TV.

INE divulga dados sobre transportes

O Instituto Nacional de Estatística divulga terça-feira os números da atividade dos transportes relativos ao quarto trimestre do ano. Entre julho e setembro, os aeroportos nacionais movimentaram cerca de 10 milhões de passageiros, o que equivaleu a um crescimento de 92,7% face ao mesmo período do ano passado.

Como decorreu a integração das migrantes no mercado laboral?

O Eurostat dá a conhecer esta terça-feira os dados sobre a integração das migrantes no mercado de trabalho relativos a 2020. Além disso, vão ser apresentados os números que revelam o papel das mulheres na proteção ambiental, no quarto trimestre de 2021. Estas estatísticas são divulgadas por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que se comemora esta terça-feira, dia 8 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião