Lapso do Tesouro norte-americano põe bitcoin a subir 8%

Uma declaração atribuída a Janet Yellen, que terá sido publicada por engano, aliviou os receios dos investidores quanto à regulamentação das criptomoedas nos EUA, gerando subidas expressivas.

As criptomoedas negoceiam em alta esta quarta-feira e a bitcoin voltou a superar 40 mil dólares, depois de o Departamento do Tesouro ter sinalizado, por lapso, que a Administração Biden pode vir a adotar uma postura mais favorável à inovação em torno dos criptoativos.

Naquilo que terá sido uma publicação por engano, o Tesouro norte-americano divulgou no seu site uma declaração atribuída à secretária Janet Yellen, na qual é indicado que a Administração Biden vai “pedir uma abordagem coordenada e abrangente à política dos ativos digitais que apoie a inovação responsável”. A declaração, citada pela Reuters, foi depois apagada.

A notícia foi suficiente para dar gás às criptomoedas, com a bitcoin à cabeça. A criptomoeda mais popular de todas sobe mais de 8% esta quarta-feira, trocando de mãos a cerca de 42.096 dólares. Apesar deste avanço, o valor da moeda virtual acumula perdas de quase 12% desde o início do ano, ou perto de 40% desde o máximo histórico alcançado em novembro de 2021.

Outras criptomoedas registam subidas, como é o caso do Ethereum, que soma quase 7%, para cerca de 2.755 dólares, reduzindo ligeiramente a queda de quase 30% registada desde o princípio de 2022. Criptomoedas como Cardano, Solana e Polkadot também sobem entre 5-9%, face ao aparente alívio nas preocupações em torno da regulamentação dos criptoativos nos EUA, um dos principais mercados de ativos digitais.

Os investidores aguardam com expectativa desenvolvimentos em torno de uma ordem executiva que estará a ser desenhada na Casa Branca, dedicada às criptomoedas. Com ela, espera-se que Joe Biden mandate os Departamentos de Justiça e do Tesouro, bem como outras instituições norte-americanas, para que estudem as ramificações económicas e financeiras das criptomoedas, segundo a Reuters.

Além disso, a Administração Biden tenciona estudar os benefícios e desvantagens na criação de uma espécie de dólar digital, uma criptomoeda que seria emitida pelo banco central norte-americano, noticiou a imprensa norte-americana na segunda-feira.

Segundo a Reuters, a declaração atribuída à secretária do Tesouro, Janet Yellen, está a ser interpretada pelo mercado como um sinal de que os EUA não proibirão as transações com criptomoedas, pelo menos por agora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lapso do Tesouro norte-americano põe bitcoin a subir 8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião