Extrema-direita entra num governo regional espanhol pela primeira vez

O Vox vai entrar no Governo de Castela e Leão juntamente com o conservador Partido Popular, ficando também a presidir o Parlamento regional.

O partido de extrema-direita Vox vai entrar pela primeira vez num governo regional em Espanha. O acordo, que foi anunciado pelo líder do Partido Popular (PP) em Castela e Leão esta quinta-feira, coloca o Vox no governo desta região no centro-norte, juntamente com o PP e a presidir o Parlamento regional.

O PP venceu as eleições antecipadas nesta região, onde governam há 35 anos, mas sem maioria. Firmaram então um acordo, onde o Vox obteve a vice-presidência, três dos dez ministérios e a presidência das Cortes, o Parlamento regional, de acordo com o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

A entrada do Vox no governo de Castela e Leão significa o lançamento da primeira coligação executiva regional entre ambas as forças. O acordo é “baseado num programa ao serviço do povo de Castela e Leão e que permite um governo estável e sólido com pleno respeito pela ordem constitucional e pelo Estatuto de Autonomia de Castela e Leão”, escreveu o líder do PP na região no Twitter.

O acordo em Castela e Leão surge numa altura de transição no PP, depois de Pablo Casado ter deixado a liderança do partido devido a uma crise interna. É celebrado um dia depois da formalização da candidatura de Alberto Nuñez Feijóo à presidência do PP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Extrema-direita entra num governo regional espanhol pela primeira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião