Movimento nos aeroportos nacionais subiu 177% em janeiro, mas ainda está 40% abaixo dos níveis pré-pandemia

Aeroportos nacionais receberam 2,1 milhões de passageiros em janeiro, um número 40% abaixo dos níveis pré-Covid. Ainda assim, há uma melhoria de 177% quando comparado com 2021.

Os aeroportos nacionais receberam 2,1 milhões de viajantes em janeiro, o equivalente a uma subida de 177% face ao mesmo mês do ano passado, ainda marcado pelas restrições da pandemia. Os dados publicados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o setor do transporte aéreo está a recuperar, mas continua cerca de 40% abaixo dos níveis pré-Covid.

Em janeiro, aterraram nos aeroportos nacionais 11,9 mil aeronaves em voos comerciais, que transportaram 2,1 milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio, foram transportadas 16,8 mil toneladas, mais 39,2% do que em janeiro de 2021. O número de passageiros está acima dos observados em 2021, mas continua abaixo dos observados em janeiro de 2019 (-38,7%, 3,5 milhões de passageiros) e janeiro de 2020 (3,73 milhões).

Aeronaves aterradas, passageiros e carga/correio movimentados nos aeroportos nacionais.INE

No primeiro mês do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,6% do total de passageiros (1,2 milhões) e registou um aumento de 189,21%. Seguiu-se o aeroporto do Porto com 476 mil passageiros e o do Madeira com 1,69 milhões. Em termos de evolução, “Faro evidenciou o maior acréscimo do número de passageiros movimentados no mês de janeiro (+316,1%)”, diz o INE.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais em janeiro, França continuou a ser o principal país de origem e de destino dos voos (cerca de 1,25 milhões de passageiros), seguida de Espanha e do Reino Unido. O INE destaca que, em janeiro, o Reino Unido registou o maior crescimento no número de passageiros embarcados e desembarcados (+576,6% e +485,8%, respetivamente).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Movimento nos aeroportos nacionais subiu 177% em janeiro, mas ainda está 40% abaixo dos níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião