Protechting 5.0: Fidelidade procura insurtech e healthtech com foco na sustentabilidade

  • ECO Seguros
  • 15 Março 2022

Programa de aceleração tem apoio de 10 filiais internacionais do grupo. Procurando inovação para seguros e saúde, a Fidelidade dá prioridade aos projetos focados na Sustentabilidade.

Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade: “Para além da aposta na inovação aberta, teremos como grande foco a sustentabilidade.”

A quinta edição do Protechting, programa do grupo Fidelidade para captar e acelerar startups inovadoras focadas áreas de Insurtech (seguros) e Healthtech (saúde) apresenta-se este ano mais internacional.

Em resultado de quatro edições anteriores, o programa de inovação contribuiu para desenvolvimento de mais de 50 projetos-piloto e cinco acordos comerciais. “Com o lançamento do Protechting 5.0 consolidamos a referência do nosso programa de captação e aceleração de start-ups e da aposta na inovação, nesta que será a edição mais internacional de sempre, pois contará com o envolvimento dos parceiros das várias geografias onde o Grupo Fidelidade está presente,” explica Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade.

Além dos main partners Fidelidade, Fosun e Luz Saúde, “vão integrar esta edição a Fidelidade em Angola, a Alianza na Bolívia, a Garantia em Cabo Verde, a FID Seguros no Chile, a Fidelidade France em França, a Fidelidade Macao em Macau, a Fidelidade Ímpar em Moçambique, a Alianza Garantia no Paraguai, a La Positiva Seguros no Peru e ainda a Fidelidade España em Espanha,” lista um comunicado.

Em 2022, desenvolvido com colaboração da consultora Beta-i, a iniciativa faz aposta forte em soluções ligadas à Sustentabilidade, salienta o grupo segurador. “Para além da aposta na inovação aberta, teremos como grande foco a sustentabilidade, existindo a oportunidade de atrair, para a Fidelidade, start-ups de qualquer parte do mundo que se candidatem ao programa com soluções inovadoras de sustentabilidade, aplicadas ao negócio de Seguros e Saúde,” reforça o CEO da Fidelidade.

Segundo explica a companhia, na área de Insurtech, procuram-se soluções maduras e sustentáveis que melhorem a experiência do cliente, com um serviço de seguros otimizado, com os participantes a serem desafiados nas “áreas de Seguros Gerais, Property and Home Living (habitacional), Cibersegurança, Futuro da Mobilidade, o Poder da Tecnologia e ainda na área “Beyond Insurance” onde se consideram novas formas de negócio ou abordagens à vida pós-Covid-19”.

Na vertente Healthtech “procuram-se soluções eficazes, e também sustentáveis“, que melhorem a saúde e o bem-estar das pessoas, de forma segura, uma vez que a adoção de tecnologia nos cuidados de saúde tem conduzido a melhores diagnósticos e tratamentos, aumentando a eficiência no setor. Nesse âmbito, “os desafios serão nas áreas de Bem-estar e Lifestyle, Deteção de Doenças, Novos Tratamentos, Vida depois da Covid-19, Cuidado do Paciente e Gestão de Saúde,” detalha.

Para Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, “as ferramentas digitais têm ganho cada vez mais espaço na prestação de cuidados de saúde, contribuindo para a transformação digital que se tem vindo a verificar, e que foi muito acelerada pela pandemia. A medicina preventiva aliada à inteligência artificial, com a utilização massiva de dados de saúde, são alguns dos verdadeiros pilares no futuro da medicina, na qual a Luz Saúde, especialmente através do Hospital da Luz Learning Health, procura continuar a ser uma marca de referência na prática de uma medicina de excelência”.

“Cada vez mais”, como acelerador de “referência internacional”, o programa registou um crescimento anual de 30% em número de candidaturas ao longo das quatro edições, refere ainda o grupo segurador que procura inovação, “sempre com prioridade para soluções ligadas à Sustentabilidade,” vinca a entidade.

“Com este foco na inovação aberta, somos o parceiro em Healthtech do programa Protechting, desenvolvendo e implementando em conjunto com as startups, novos conceitos e soluções em saúde, disponibilizando os recursos necessários para a criação de novos produtos e serviços, guiado pelo seu objetivo primordial: criar valor para os doentes,’ complementa a responsável executiva da Luz Saúde.

As inscrições estão abertas até 17 de abril no sítio eletrónico do programa que, na fase inicial, irá selecionar uma shortlist de projetos com potencial, rumo a um Innovation Match Day – no qual as startups se conectam com empresas e são encaminhadas para o desenvolvimento de projetos-piloto. Depois, durante quatro meses, serão acompanhados até ao Demo Day, encontro no qual o ponto de situação dos projetos, e os seus potenciais impactos no negócio e sociedade, são apresentados aos parceiros e à comunidade de inovação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Protechting 5.0: Fidelidade procura insurtech e healthtech com foco na sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião