Preço grossista da luz vai subir 7% para 232,28 euros por MWh

Os últimos dias têm sido de alta volatilidade nos mercados de eletricidade. Na sexta-feira, o preço da eletricidade no mercado grossista vai subir cerca de 7% para uma média de 232,28 euros/MWh.

Os últimos dias têm sido de alta volatilidade nos mercados ibéricos de eletricidade. Na sexta-feira, o preço da eletricidade no mercado grossista vai atingir os 232,28 euros por megawatt-hora (MWh) no Mibel, o que representa uma subida de cerca de 7% face à média de 217,13 euros registados esta quinta-feira.

O valor vai oscilar significativamente durante o dia. Na sexta-feira, o mínimo será de 198,88 euros por MWh e o máximo de 290,19 euros por MWh, de acordo com os dados provisórios da Omie, o operador do mercado ibérico, publicados esta manhã. O preço deverá ser o mesmo para Espanha.

O desempenho dos preços do mercado grossista da luz é acompanhado pela subida dos futuros de referência Dutch TTF Gas para entrega em abril. Esta quinta-feira, a cotação do gás natural avança 9,23% para 112,10 euros por MWh, longe do recorde de 345 euros atingido a 7 de março, quando os preços registaram uma subida inédita intradiária de 75%.

Nos últimos dias, o preço da eletricidade no mercado grossista tem sofrido uma alta volatilidade, com os preços a oscilarem entre ganhos e recuos, na sequência da elevada incerteza devido à invasão russa à Ucrânia. No entanto, importa sublinhar que os preços da eletricidade estão a afastar-se dos recordes alcançados, quando tocou nos 542,78 euros por MWh no dia 8 de março.

Face à escalada de preços da energia, a ministra para a Transição Ecológica espanhola confirmou esta quinta-feira que Madrid e Lisboa tencionam apresentar uma proposta conjunta aos outros parceiros europeus para limitar o preço por MWh no mercado grossista a 180 euros/MWh. Esta decisão já havia sido avançada pelo ministro do Ambiente português que tinha adiantado que este mecanismo resultaria numa poupança líquida mensal de 1.100 milhões de euros para Portugal.

Os ataques da Rússia à Ucrânia estão ainda a mexer com os preços do petróleo. O Brent está a subir 5,94% para 103,84 dólares, enquanto os futuros do WTI em Nova Iorque valorizam 5,56% para 100,32 dólares por barril.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço grossista da luz vai subir 7% para 232,28 euros por MWh

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião