Endividamento da economia aumenta para 771,3 mil milhões de euros

O endividamento do setor público subiu 2,1 mil milhões de euros, enquanto a subida no setor não financeiro privado foi de 1,1 mil milhões de euros em janeiro. 

O endividamento da economia portuguesa (todos os agentes económicos exceto a banca) subiu para 771,3 mil milhões de euros em janeiro, um aumento de 3,2 mil milhões de euros, revelam os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira. O endividamento do setor público subiu 2,1 mil milhões de euros, enquanto a subida no setor não financeiro privado foi de 1,1 mil milhões de euros em janeiro.

No que diz respeito ao setor público (administrações públicas e empresas públicas), o endividamento atingiu os 346,2 mil milhões de euros. Registou-se um “crescimento do endividamento perante o exterior e o setor financeiro (1,7 e 1,3 mil milhões de euros, respetivamente)”, que foi “parcialmente compensado pela diminuição do endividamento junto das próprias administrações públicas (1,0 mil milhões de euros)”, segundo o BdP.

Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1,1 mil milhões de euros, para 425,0 mil milhões de euros. Do lado das empresas privadas, este indicador cresceu 0,8 mil milhões de euros, “sobretudo junto do exterior (0,9 mil milhões de euros)”. O valor aumentou 5,3% comparativamente com janeiro de 2021, “o que correspondeu a uma aceleração de 1,1 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior”.

Já o endividamento dos particulares subiu 0,2 mil milhões de euros, principalmente junto do setor financeiro, como indica a instituição liderada por Mário Centeno. Este indicador tem tido uma tendência crescente, nomeadamente desde fevereiro do ano passado. Em janeiro deste ano, o endividamento dos particulares “aumentou 3,9% relativamente ao período homólogo, mais 0,3 pp do que o verificado em dezembro”, segundo o BdP.

(Notícia atualizada às 11h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia aumenta para 771,3 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião