BRANDS' ECO Aqua Publica Europea e Águas de Gaia apoiam acesso a água na Ucrânia

  • BRANDS' ECO
  • 22 Março 2022

As entidades alertam para a importância do acesso aos serviços de água e saneamento a toda a Ucrânia, manifestando "solidariedade e total oferta de apoio" à Associação Ucraniana de Serviços de Água.

O Conselho de Administração da Aqua Publica Europea (APE), Associação Europeia de Operadores Públicos de Água que reúne 66 empresas públicas que prestam serviços de água e saneamento na Europa, alertou esta terça-feira para a grande importância de manter o acesso aos serviços de água e saneamento a toda a Ucrânia.

No âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, e na sequência do conflito a decorrer na Ucrânia, a Aqua Publica Europea, da qual faz parte a Águas de Gaia, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Miguel Lemos Rodrigues, em conjunto com todos os seus membros, “solicita que todas as instalações de água existentes naquele país sejam protegidas“, lê-se num comunicado da Águas de Gaia, “sendo vitais para o fornecimento contínuo de água potável e saneamento básico”.

De acordo com a empresa municipal de Vila Nova de Gaia, “esta preocupação visa não apenas os atuais cidadãos que ainda permanecem na Ucrânia, para o total e imediato acesso a água potável, como também, numa tentativa de limitar esforços de reconstrução no período pós-guerra de várias infraestruturas”.

No seguimento desta posição, a Associação Ucraniana de Serviços de Água foi contactada e informada desta intenção conjunta como “manifestação de solidariedade e oferta de total apoio dos parceiros e empresas públicas da APE“, adianta o comunicado, tendo a associação partilhado as suas atuais necessidades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aqua Publica Europea e Águas de Gaia apoiam acesso a água na Ucrânia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião