Mercado livre da eletricidade continua a ganhar clientes. São mais de 5,4 milhões

O mercado livre da eletricidade registou um aumento líquido de quase cinco mil clientes face a dezembro de 2021, de acordo com a ERSE.

O número de portugueses no mercado livre de eletricidade continua a aumentar. Em janeiro, registou-se um aumento líquido de quase cinco mil clientes face a dezembro de 2021, totalizando mais de 5,4 milhões de consumidores, revelam os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

“O mercado livre alcançou um número acumulado superior a 5,4 milhões de clientes em janeiro de 2022, com um aumento líquido de cerca de quase cinco mil clientes face a dezembro de 2021 e representou um crescimento de aproximadamente 1,9% face ao mês homólogo“, adianta o Boletim do Mercado Liberalizado de Eletricidade de janeiro de 2022.

Ainda assim, ao longo de janeiro, cerca de 65 mil clientes mudaram de fornecedor no mercado liberalizado, enquanto 4.870 trocaram o fornecimento
feito pelo CUR (comercializador de último recurso) por um fornecimento em mercado.

Já em termos de consumo, este foi de 4.850 GWh, cerca de 4,4% acima do que se registou em dezembro mas aproximadamente 4,7% inferior ao registado em janeiro de 2021, como nota a ERSE.

Quanto aos operadores, a EDP Comercial continuou a ser o principal operador no mercado livre em número de clientes (73,8%) e em consumo (42,4%). No entanto, voltou a perder quota de mercado, que se reduziu 0,2 p.p. em número de clientes face a dezembro, e 0,1 p.p. em termos de consumo.

Nos clientes industriais a elétrica liderada por Miguel Stilwell manteve também a liderança, com um decréscimo na quota de mercado. Já no segmento dos grandes consumidores é a Iberdrola que domina (25,4%), apresentando também um decréscimo da sua quota em 2,1 p.p. face a dezembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado livre da eletricidade continua a ganhar clientes. São mais de 5,4 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião