Governo avança já com ajudas diretas a empresas

  • ECO
  • 25 Março 2022

O Orçamento do Estado, que o Governo tinha já preparado, terá algumas alterações para contemplar a situação na Ucrânia, incluindo apoios diretos.

Foi um dos “trunfos” de Costa na campanha: o PS já tinha um Orçamento do Estado preparado e por isso ia fazer aprová-lo logo que entrasse em funções. O plano continua a ser esse, mas o documento terá alguns ajustes, nomeadamente para contemplar as ajudas diretas às empresas mais afetadas pela subida dos preços da energia, na sequência da guerra na Ucrânia, segundo o Expresso (acesso pago).

Os apoios podem passar pela subsidiação de fatura de eletricidade e gás para empresas de determinados setores, num valor total de 380 milhões, como tinha já sinalizado Matos Fernandes. Além dos apoios aos setores mais afetados, nomeadamente cerâmica, siderurgias e vidro, no documento muda-se também o crédito fiscal que estava previsto ser aplicado no primeiro semestre, para o ser durante todo o ano.

Fora estas medidas, Costa não terá intenções de fazer mais mudanças no documento, tendo apenas de ajustar também o cenário macroeconómico. O Orçamento tem de ser submetido à Assembleia da República no máximo de dez dias após a nomeação do primeiro-ministro, tendo o máximo de três dias de debate.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo avança já com ajudas diretas a empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião