Lisboa encerra semana no verde e em linha com a Europa

Bolsa nacional encerrou a última sessão da semana em terreno positivo, contrariando a tendência de abertura. Setor energético deu impulso ao índice.

O índice de referência nacional encerrou a última sessão da semana em terreno positivo, contrariando a tendência de abertura. A contribuir para este desempenho estiveram as cotadas do setor energético, destacando-se a REN, com a maior subida de todas, mesmo depois de ter visto uma perda nos lucros. A Sonae foi a única cotada no vermelho. Lisboa acabou, assim, por acompanhar a tendência positiva das restantes praças europeias.

O PSI terminou a sessão desta sexta-feira com apenas uma cotada no vermelho — a Sonae recuou 0,4% para 0,991 euros –, enquanto as restantes 14 cotadas encerraram em terreno positivo. O destaque foram as ações do setor energético, especialmente a REN, que valorizou 3,29% para 2,825 euros, mesmo após ter visto uma descida de 11% nos lucros referentes a 2021.

A Galp Energia avançou 2,16% para 11,61 euros, num dia em que o preço do barril de petróleo subiu quase 1%, e a EDP Renováveis cresceu 0,45% para 22,38 euros. A EDP ganhou 0,02% para 4,28 euros e a GreenVolt valorizou 1,94% para 6,84 euros.

Entre os “pesos pesados”, o BCP subiu 0,58% para 0,1574 euros, enquanto a Jerónimo Martins avançou 0,1% para 20,67 euros. Destaque ainda para a Nos que cresceu 0,79% para 3,818 euros e para a Navigator que subiu 0,3% para 3,376 euros.

Lisboa acabou, assim, por acompanhar a tendência positiva das praças do Velho Continente, no dia em que o índice de referência europeu, Stoxx 600, valorizou 0,12% para 453,62 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa encerra semana no verde e em linha com a Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião