Trabalhadores da EDP marcam greve por aumentos salariais para 6 de abril

  • Lusa
  • 25 Março 2022

"Os acionistas do Grupo EDP vão atribuir a si próprios 750 milhões de euros de dividendos, valor superior aos lucros do ano, e os trabalhadores vão mostrar a sua indignação", indicam os sindicatos.

Os trabalhadores da EDP vão estar em greve a 6 de abril e concentrar-se junto à empresa contra a proposta de aumentos salariais de 0,6%, que representa seis euros para os escalões mais baixos, informou esta sexta-feira fonte sindical.

Joaquim Gervásio, dirigente da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal), disse à agência Lusa que na última reunião negocial, no dia 23, a empresa manteve a sua proposta de aumentos de 0,6%, o que levou os trabalhadores a marcarem a greve e a concentração junto à sede da EDP em Lisboa.

A Fiequimetal reivindica aumentos salariais de 70 euros por trabalhador. “A empresa ao manter a proposta de aumentos de 6% não deixou alternativa aos trabalhadores, pois trata-se de um valor completamente inaceitável, que daria cerca de seis euros aos escalões mais baixos, onde estão cerca de 500 trabalhadores”, afirmou Joaquim Gervásio.

No dia 6 de abril, enquanto decorre a Assembleia Geral Anual da EDP, os trabalhadores em greve vão manifestar-se junto da sede da empresa por “aumentos salariais justos”.

Os acionistas do Grupo EDP vão atribuir a si próprios 750 milhões de euros de dividendos, valor superior aos lucros do ano, e os trabalhadores vão mostrar a sua indignação, reivindicando o aumento dos salários, a valorização das carreiras e dos direitos”, afirmou o sindicalista.

A federação e os seus sindicatos (SIESI, SITE Norte, SITE Centro-Norte e SITE CSRA) vão, entretanto, realizar plenários e outras iniciativas de mobilização para a jornada de luta 6 de abril. As negociações entre as estruturas sindicais e a EDP começaram no início de fevereiro e a próxima reunião está marcada para quarta-feira, dia 30 de março.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trabalhadores da EDP marcam greve por aumentos salariais para 6 de abril

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião