Medina faz mudanças. Equipa mais curta e Sofia Batalha no orçamento

  • ECO
  • 27 Março 2022

Fernando Medina promove subdiretora geral do Orçamento, Sofia Batalha, a secretária de Estado do Orçamento. João Nuno Mendes acumula o Tesouro e Mendonça Mendes fica no Fisco.

Conhecida a indicação de Fernando Medina para a pasta das Finanças, ficava por saber qual seria a equipa de secretários de Estado que o acompanharia. É uma equipa mais curta, há saídas e há mudanças, de nomes e de pastas.

António Mendonça Mendes deixa de ter o estatuto de secretário de Estado Adjunto, mas mantém-se nos Assuntos Fiscais. Irmão de Ana Catarina Mendes — a nova ministra dos Assuntos Parlamentares –, Mendonça Mendes foi candidato a deputado em Setúbal e está desde julho de 2017 na pasta dos Assuntos Fiscais. Com a saída de Mário Centeno e a promoção de João Leão, o governante foi promovido a secretário de Estado adjunto, isto é, na prática, a número dois da equipa. Agora, Fernando Medina optou por não ter uma hierarquia na equipa, mas não dispensou Mendonça Mendes, apesar do risco político associado ao facto de ser irmão de outra governante quando António Costa tinha optado, em 2019, por não permitir membros do governo com relações familiares, o conhecido ‘family gate’.

Há uma cara nova na equipa das Finanças. A nova secretária de Estado do Orçamento é uma técnica com competências nesta área. Antiga adjunta do então secretário de Estado João Leão, passou para subdiretora-geral do Orçamento e vai agora substituir Cláudia Joaquina como secretária de Estado.

Finalmente, há uma mudança de pastas dentro das Finanças. João Nuno Mendes vai passar a acumular as Finanças com a pasta do Tesouro. Com experiência em cargos públicos, foi adjunto económico de António Guterres, esteve no grupo Amorim e na Galp, passando depois para presidente da Águas de Portugal, até 2019. Entrou na equipa de João Leão e agora, além das Finanças, vai substituir Miguel Cruz como secretário de Estado do Tesouro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina faz mudanças. Equipa mais curta e Sofia Batalha no orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião