Portugal recompra 431 milhões de euros em dívida que vence em outubro

IGCP recomprou antecipadamente 431 milhões de euros em dívida emitida em 2015 e que vence em outubro deste ano.

Portugal foi esta terça-feira aos mercados recomprar antecipadamente 431 milhões de euros em dívida que vence em outubro. Com esta operação, o IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública baixa o montante que terá de reembolsar daqui a sete meses para 8,4 mil milhões de euros.

A instituição liderada por Cristina Casalinho baixa, assim, o saldo vivo desta emissão feita em 2015 de 8,8 mil milhões de euros para 8,4 mil milhões de euros. Este montante tem de ser devolvido aos investidores dentro de sete meses, quando estes títulos atingem a maturidade.

Estas Obrigações do Tesouro foram emitidas em setembro de 2015, com uma emissão inicial de três mil milhões. Esta linha foi reaberta por diversas vezes desde então para financiar o Estado, tendo atingido os 10,69 mil milhões em fevereiro de 2018.

O IGCP tem seguido uma estratégia de alisamento do perfil de amortizações de dívida pública. A agência liderada por Cristina Casalinho tem realizado várias operações de recompra antecipada destes títulos, que visam aliviar o esforço de reembolso aos investidores.

(Notícia atualizada às 10h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal recompra 431 milhões de euros em dívida que vence em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião