Líderes europeus colocam Costa “no centro da tomada de decisões”

Ursula von der Leyen e Charles Michel assinalaram nas redes sociais a tomada de posse do novo primeiro-ministro português, destacando o trabalho conjunto e a dedicação à causa europeia.

Ainda não estava terminada a sessão de tomada de posse do novo Governo, que decorreu no Palácio de Ajuda, em Lisboa, e já os principais responsáveis da União Europeia publicavam no Twitter mensagens a assinalar o início da nova legislatura em Portugal.

Em português, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desejou “as maiores felicidades” ao primeiro-ministro português, garantindo a chefe do Executivo comunitário que “[vão] continuar a trabalhar juntos, pela recuperação de Portugal e da Europa”.

Também Charles Michel parabenizou o “querido amigo” António Costa pela reeleição como primeiro-ministro de Portugal”, recorrendo à mesma rede social para assinalar ainda a “convicção” do primeiro-ministro de que “Portugal é um membro dedicado e ativo da União Europeia”.

“Tê-lo no centro da tomada de decisões na Europa beneficia-nos a todos”, acrescentou o Presidente do Conselho Europeu. Precisamente o cargo que se especula que poderá levar António Costa a trocar Lisboa por Bruxelas daqui por dois anos.

 

No discurso que fez após dar posse ao novo Governo, o Presidente da República avisou Costa que não pode sair a meio do mandato. “Não será politicamente fácil que esse rosto que venceu de forma incontestável e notável as eleições, possa ser substituído por outro a meio do caminho”, resumiu Marcelo.

Já o primeiro-ministro, que admitiu que o novo Governo não tem “sequer dois meses de estado de graça”, aproveitou para preparar os portugueses para os impactos económicos da guerra na Ucrânia e para prometer ao chefe de Estado “humildade democrática” e estabilidade política até outubro de 2026.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Líderes europeus colocam Costa “no centro da tomada de decisões”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião