Nas notícias lá fora: Bunkers, gás e Covid

  • ECO
  • 30 Março 2022

Do sistema de pagamentos da Rússia, passando pela Air New Zealand, até aos casos de Covid na Ásia, conheça as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

A Rússia tem um sistema de pagamentos paralelos que escapa às sanções ocidentais. Nos EUA, disparam vendas de bunkers com receios de guerra nuclear. Companhia aérea da Nova Zelândia quer 1,5 mil milhões para se restruturar. Casos de Covid na Ásia já ultrapassam os 100 milhões. Veja as notícias que estão a marcar o dia lá fora.

The Wall Street Journal

Rússia criou sistema de pagamentos paralelo que escapa às sanções

As sanções ocidentais interromperam uma parte significativa do sistema financeiro da Rússia, mas há uma exceção. O sistema de pagamentos domésticos continua a funcionar sem problemas, mesmo depois de a Visa e a Mastercard terem suspendido as operações naquele país. O National Payment Card System — conhecido pelas iniciais russas NSPK — administra o sistema financeiro que sustenta as transações com cartões na Rússia, mesmo para cartões Visa e Mastercard. Este sistema faz parte do esforço de oito anos de Moscovo para isolar a economia russa da pressão financeira ocidental.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago/conteúdo em inglês).

Financial Times

Alemanha prepara-se para o racionamento de gás perante exigências de Moscovo

Face à exigência de Moscovo para que a Europa pague o gás em rublos, o Governo alemão deu o primeiro passo formal para o racionamento de gás, de forma a prevenir uma eventual interrupção das entregas da Rússia. Na manhã desta quarta-feira, o ministro da Economia, Robert Habeck, ativou a “fase de alerta precoce” de uma lei de emergência de gás, criada para enfrentar a crise de energia. A medida foi ativada porque o bloco europeu se recusa a pagar a importação de gás russo em rublos.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado/conteúdo em inglês).

The Guardian

Vendas de bunkers nos EUA disparam com receios de guerra nuclear

À medida que a guerra na Ucrânia evoluiu, há quem tente encontrar formas de se proteger. Nos EUA, por exemplo, as vendas de bunkers — caixas de aço soldadas — dispararam nas últimas semanas. “Normalmente, respondo a menos de 100 pedidos por mês e, no mês passado, respondi a mais de 3.000”, disse Gary Lynch, CEO da Rising S Company. Em fevereiro, em apenas um único dia, esta empresa vendeu cinco bunkers, com preços entre 70.000 (63.345 euros) e 240.000 dólares (217.185 euros).

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre/conteúdo em inglês).

Bloomberg

Companhia aérea da Nova Zelândia quer 1,5 mil milhões para se restruturar

A Air New Zealand, a principal companhia aérea da Nova Zelândia, anunciou esta quarta-feira um plano para angariar 1,5 mil milhões de dólares (1,36 mil milhões de euros) para contratar mais funcionários, comprar novos aviões e expandir as suas rotas, enquanto procura recuperar das perdas acentuadas causadas pela pandemia. Além de investir no negócio, parte do dinheiro também será usado para pagar empréstimos do Estado. Cerca de 55% deste montante virá dos atuais acionistas, através da compra de novas ações com desconto.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Casos de Covid na Ásia ultrapassam os 100 milhões

O número de infeções por coronavírus na Ásia ultrapassou esta quarta-feira os 100 milhões. O continente regista mais de um milhão de novos casos de Covid a cada dois dias, representando 21% de todos os casos relatados no mundo. A Coreia do Sul lidera no número médio diário de novos casos, respondendo por uma em cada quatro infeções relatadas globalmente a cada dia. Embora o número de casos tenha estabilizado desde o início de março, o país ainda regista mais de 300 mortes em média por dia.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago/conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Bunkers, gás e Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião