OPEP+ confirma aumento da oferta de 432.000 barris por dia a partir de maio

  • Lusa
  • 31 Março 2022

OPEP e 10 aliados confirmam aumento consensual da oferta de 432.000 barris por dia e apontam para um mercado equilibrado, no qual a volatilidade se deve aos “acontecimentos geopolíticos em curso”.

A OPEP e os 10 aliados, incluindo a Rússia, confirmaram esta quinta-feira que um aumento da oferta de petróleo de 432.000 barris por dia entrará em vigor em maio, como planeado em julho de 2021.

A informação foi anunciada pelos delegados dos 23 países da aliança OPEP+ num comunicado no qual atribuem “a atual volatilidade” dos preços do petróleo aos “acontecimentos geopolíticos em curso“, e não aos fundamentos do mercado.

A decisão foi tomada consensualmente na videoconferência ministerial da aliança OPEP+, composta pelos 13 membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e 10 produtores independentes, incluindo a Rússia, acrescenta o comunicado.

Tal como na sua última reunião, em 2 de março, a sessão foi extraordinariamente rápida, tendo durado cerca de 11 minutos, sem dar acesso à imprensa, e o resultado foi o antecipado pelos mercados depois de vários líderes do grupo terem defendido nos dias anteriores a manutenção do atual acordo.

No comunicado final, os ministros sublinham o seu consenso de que “as perspetivas apontam para um mercado bem equilibrado, e que a atual volatilidade não se deve a fundamentos, mas a desenvolvimentos geopolíticos em curso”.

Nesta base, decidiram avançar com o roteiro adotado em julho do ano passado para regressar gradual e cautelosamente ao nível de produção pré-pandemia, com aumentos mensais moderados, até setembro.

Isto implica “confirmar a decisão de ajustar a produção coletiva para cima em 0,432 milhões de barris por dia no mês de maio de 2022″, disseram.

Os delegados dos 23 países da aliança OPEP+ Decidiram também reunir-se novamente no dia 5 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPEP+ confirma aumento da oferta de 432.000 barris por dia a partir de maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião