Ranking internacional elege Santander como banco nº1 em ESG em Portugal

  • Capital Verde
  • 31 Março 2022

O banco definiu metas de descarbonização, alinhando a sua carteira de crédito para ser Zero em carbono até 2050 e atingir 220.000 milhões de euros em green finance.

O Ranking Merco ESG 2021 elegeu o Santander como o Banco Mais Responsável no que diz respeito a critérios ESG Portugal, ao ocupar o primeiro lugar do setor nesta lista anual que avalia empresas de todos os setores.

O estudo segue uma metodologia de avaliação exaustiva para aferir as empresas Mais Responsáveis em termos de ESG: com o ambiente; a nível interno, com os clientes e em sociedade; e a nível ético e de governança.

A elaboração deste ranking baseou-se na avaliação de diretores e de vários especialistas, entre os quais, analistas financeiros, jornalistas de informação económica, ONG, sindicatos e associações de consumidores.

Temos a responsabilidade de dar o exemplo em matéria de ESG, não só em termos climáticos, como na parte Social e de Governo. Mas é também uma oportunidade privilegiada de ajudar os nossos clientes na transição climática, de criar impacto e de contribuir para tornar a sociedade mais inclusiva e sustentável”, refere Inês Oom de Sousa, Presidente da Fundação Santander Portugal e Responsável de ESG do Santander na Europa.

O Santander tem vindo a incorporar critérios ESG para se tornar numa empresa mais responsável. No pilar E (Environment, ou Ambiente, em português), o banco tem vindo a trabalhar para cumprir os Objetivos do Acordo de Paris e apoiar os clientes na transição para uma economia baixa em carbono.

No critério S (Social), a maximizar o impacto, caminhando para uma sociedade mais justa inclusiva; e no pilar G (Governance), a fazer as coisas “da forma certa”, através de processos claros e robustos.

Além disso, o banco definiu metas de descarbonização, alinhando a sua carteira de crédito para ser Zero em carbono até 2050 e atingir 220.000 milhões de euros em green finance, mantendo um objetivo claro de apoiar os clientes na transição para uma economia de baixo carbono e reduzindo ao máximo a própria pegada ambiental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking internacional elege Santander como banco nº1 em ESG em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião