Empresas portuguesas abandonam a Rússia, mas há ainda quem mantenha relações comerciais

  • ECO
  • 4 Abril 2022

Várias empresas portuguesas tinham relações comerciais com a Rússia, contudo, a guerra veio trocar as voltas aos negócios. Mas há ainda quem mantenha os negócios, como é o caso da Oli.

Várias empresas portuguesas tinham relações comerciais com a Rússia, contudo, a guerra na Ucrânia veio trocar as voltas aos negócios. Para algumas, a redução da dependência da Rússia já estava prevista antes do conflito, mas há ainda quem mantenha os negócios, avança o Observador (acesso condicionado).

É o caso da SGL Composites, subsidiária da alemã SGL Carbon, que produz bens e materiais de carbono, usados em setores como automóvel, solar, eólico, semicondutores e LED. “Para o fabrico destes produtos necessitamos de acrilonitrila, que compramos a vários fornecedores em todo o mundo e por vezes a origem é a Rússia, mas os nossos fornecedores não estão localizados na Rússia”, sinaliza fonte oficial da empresa que tem fábrica, em Lavradio, no Barreiro. No entanto, a empresa diz que está a trabalhar para reduzir as necessidades “de matérias-primas e energia independentes da Rússia sempre que possível”.

Também a Oli (sistemas sanitários) confirma que está presente na Rússia, onde o valor do investimento é de 1,5 milhões de euros, através de uma filial e de uma fábrica criadas em 2016. Ao Observador, a empresa sinaliza que o conflito levou à suspensão dos “projetos de investimento previstos”, mas que a atividade da fábrica será mantida. A Oli Russia, uma “empresa com gestão autónoma”, tem 40 trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas portuguesas abandonam a Rússia, mas há ainda quem mantenha relações comerciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião