Hoje nas notícias: futebol, empresas e alojamento local

  • ECO
  • 4 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Ao longo dos das últimas cinco temporadas, os clubes de futebol pagaram mais de 300 milhões a empresários. A invasão russa à Ucrânia continua a marcar a atualidade, havendo ainda empresas portuguesas a comprarem bens à Rússia. Após a suspensão de novos alojamentos locais em alguns bairros lisboetas, os preços das casas nessas zonas caíram 9%. As autoridades portuguesas estão a investigar a Uber por por avaliação de passageiros.

Clubes pagaram 305 milhões a empresários nas últimas cinco temporadas

Ao longo dos das últimas cinco temporadas, os clubes de futebol portugueses pagaram 305,4 milhões de euros a empresários de futebol. O Benfica foi o clube que mais pagou, tendo gasto 113,7 milhões de euros (37% do montante total), seguido pelo FC Porto que gastou 78,4 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Empresas portuguesas abandonam a Rússia, mas há ainda quem mantenha relações comerciais

Várias empresas portuguesas tinham relações comerciais com a Rússia, contudo, a guerra na Ucrânia veio trocar as voltas aos negócios. Para algumas, a redução da dependência da Rússia já estava prevista antes do conflito, mas há ainda quem mantenha os negócios. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre as dez principais empresas compravam bens à Rússia em 2021, apenas cinco não são de energia.

Leia a notícia completa no Observador (acesso condicionado)

Preços caíram 9% onde foi proibido novo alojamento local

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a suspensão de novos registos de alojamento local em várias freguesias da cidade. Após esta medida, o número de casas vendidas nestas zonas caiu 20%, enquanto os preços recuaram 9%, segundo o estudo “O Mercado Imobiliário em Portugal”, financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Leia a notícia completa no Público (link indisponível)

Uber investigada pelas autoridades portuguesas por avaliação de passageiros

A prática dos motoristas da Uber darem estrelas aos utilizadores está a ser investigada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT). Esta prática arrancou em julho de 2014, mas foi bloqueada no mercado nacional a partir de outubro de 2018, depois de uma lei ter proibido “a criação e a utilização de mecanismos de avaliação de utilizadores por parte dos motoristas de TVDE ou dos operadores de plataformas eletrónicas”.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

“Se for abandonado pela classe média, o SNS terá menos sustentabilidade”

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) diz que Portugal não pode “continuar a ter a ter um sistema que pede aos doentes para faltarem ao trabalho para irem ao médico de família” e alerta que se o Serviço Nacional de Saúde “for abandonado pela classe média, terá menos sustentabilidade”.

Leia a entrevista completa no Inevitável (link indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: futebol, empresas e alojamento local

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião