Banco de Portugal imprimiu dois mil milhões de euros em notas em 2021

Através da fábrica Valora, o banco central português produziu 317 milhões de notas no ano passado, totalizando os dois mil milhões de euros.

A Valora, a fábrica de produção de notas do Banco de Portugal, imprimiu 317 milhões de notas no ano passado, totalizando mais de dois mil milhões de euros, de acordo com o relatório de emissão monetária de 2021 divulgado esta quinta-feira.

Em concreto, o banco central português foi responsável pela produção de 289,1 milhões de notas de cinco euros (o que perfaz 1.445,5 milhões de euros) e de 28 milhões de notas de 20 euros (560 milhões de euros), detalha ainda o relatório.

O Banco de Portugal é um dos bancos do Eurosistema que produz notas de euro, sendo mesmo um dos fornecedores de notas dos bancos centrais da Bélgica e Áustria no âmbito de um acordo de cooperação que foi prolongado até 2026 e que garante a maximização da produção da Valora e a minimização do preço cobrado ao Banco de Portugal pela aquisição de notas de euro.

Ainda de acordo com o relatório, o Banco de Portugal entregou aos bancos centrais do Eurosistema 381,2 milhões de notas de baixa denominação (5, 10 e 20 euros) e 15,2 milhões de notas de 50 euros. Por outro lado, recebeu 138,8 milhões de notas de todas as denominações, com exceção das notas de 5 e 200 euros.

A Valora é detida a 100% pelo Banco de Portugal e funciona nas instalações do banco no Complexo do Carregado desde 1999. Tem cerca de sete dezenas de funcionários.

É na Valora que o Banco de Portugal faz a recuperação de notas estragadas: só no ano passado foram valorizadas, manualmente, quase 40 mil notas de euros e mais de 1.300 notas de escudo deterioradas, o que permitiu restituir a quem as apresentou um valor equivalente a 1,6 milhões de euros. Além disso, também avaliou 281 mil notas de euro neutralizadas por dispositivos antirroubo.

Já o número de contrafações de notas e moedas de euro apreendidas permaneceu residual, adianta ainda o Banco de Portugal.

Em Portugal, foram retiradas da circulação 10.836 notas e 1.513 moedas contrafeitas. As contrafações mais apreendidas foram as de 20 euros, no caso das notas, e as de 2 euros, no caso das moedas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal imprimiu dois mil milhões de euros em notas em 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião