Berlim anuncia plano de apoio às empresas

  • Lusa
  • 8 Abril 2022

O pacote inclui 100 mil milhões de euros em empréstimos com garantias do Estado e sete mil milhões de euros de empréstimos públicos com taxas reduzidas.

O Governo alemão anunciou esta sexta-feira um programa de ajuda às empresas que sofrem consequências da guerra na Ucrânia, nomeadamente devido aos custos com a energia e à escassez de materiais. “Esta guerra tem efeitos na Alemanha e o Governo considera que é da sua responsabilidade limitar os danos na economia”, declarou, em conferência de imprensa, o ministro das Finanças, Christian Lindner.

Este plano inclui um pacote de 100 mil milhões de euros em empréstimos com garantias do Estado e sete mil milhões de euros de empréstimos públicos com taxas reduzidas, detalhou o Ministério da Economia.

Berlim prevê também a concessão de ajudas diretas que podem ir até “5 mil milhões de euros” para aliviar a fatura energética das empresas, explicou Lindner. O programa abre a porta a “ajudas em capital” concedidas pelo Estado às empresas em maiores dificuldades.

A guerra na Ucrânia tem afetado o setor industrial alemão, em particular devido aos custos da energia, que dispararam após a invasão russa. Este setor, que depende bastante do comércio internacional, também tem sentido os efeitos das perturbações nas cadeias de fornecimento e das sanções adotadas contra a Rússia.

O plano apresentado esta sexta inspira-se nos programas de ajuda às empresas desbloqueados nos últimos anos para atenuar os efeitos da pandemia de covid-19, mas o ministro das Finanças alemão salientou que a situação agora é diferente, dado que “o crescimento económico e o mercado de trabalho estão estáveis”.

A invasão russa da Ucrânia, uma operação que começou em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Berlim anuncia plano de apoio às empresas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião