Von der Leyen promete acelerar candidatura da Ucrânia à UE

A presidente da Comissão Europeia comprometeu-se esta sexta-feira a oferecer um caminho mais rápido à Ucrânia para a candidatura à UE. "Iremos acelerar este processo tanto quanto pudermos", sublinhou.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu esta sexta-feira ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acelerar o processo de candidatura da Ucrânia a país membro do bloco comunitário, avança a agência Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

Na visita que realizou hoje a Kiev, Von der Leyen entregou a Zelensky um questionário que servirá como ponto de partida para a União Europeia (UE) decidir sobre a adesão da Ucrânia. “Não se tratará de uma questão de anos, como habitualmente, para formar esta opinião, mas penso que uma questão de semanas“, declarou a chefe do Executivo comunitário.

Num comunicado publicado após a visita, a líder da Comissão Europeia sustentou que o questionário é a “base” para a discussão entre Bruxelas e a Ucrânia nos próximos meses. “É aqui que começa o vosso caminho em direção à União Europeia. Estaremos à vossa disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para trabalhar nesta base comum”, disse.

“Devido ao nosso acordo de associação, a Ucrânia já está estreitamente alinhada com a nossa União. Assim, iremos acelerar este processo tanto quanto pudermos, assegurando ao mesmo tempo que todas as condições são respeitadas“, sublinhou. O presidente ucraniano, por seu lado, disse que daria uma resposta dentro de uma semana.

Von der Leyen destacou ainda as sanções impostas à Rússia na sequência da invasão da Ucrânia, apontando que Moscovo “irá enfrentar a decadência económica, financeira e tecnológica, enquanto a Ucrânia marcha em direção ao futuro europeu”.

Citando um jornalista da Deutsche Welle, o jornal Politico noticiou na quinta-feira que Bruxelas irá preparar os seus pareceres sobre as aplicações de candidaturas à UE da Ucrânia, Geórgia e Moldávia em maio, planeando adotá-los internamente até à primeira quinzena de junho para permitir que os chefes de Governo e de Estado da UE os discutam na cimeira de 24 e 25 de junho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Von der Leyen promete acelerar candidatura da Ucrânia à UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião