Combustíveis voltam a subir na próxima semana. Gasóleo deve aumentar 1 cêntimo e gasolina 0,5 cêntimos

O preço do gasóleo e da gasolina deve voltar a subir, ainda que pouco expressivamente. Cálculos apontam para a manutenção do valor do ISP.

Depois de duas semanas de descidas, os combustíveis devem voltar a subir na próxima semana. A partir da próxima segunda-feira, o preço do gasóleo deverá aumentar 1 cêntimo por litro, enquanto a gasolina poderá subir cerca de 0,5 cêntimos, segundo adiantou ao ECO uma fonte do setor.

Atualmente, o gasóleo simples custa 1,864 euros por litro, segundo os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) referentes a segunda-feira. Já a gasolina está a um preço de 1,948 euros por litro. Com as subidas deverão passar a custar 1,874 euros e 1,953 euros, respetivamente.

É de notar que, sendo que se tratam de subidas, o Governo poderá aplicar a fórmula que compensa o aumento de receita de IVA com um corte no ISP. No entanto, aplicando a fórmula, os cálculos apontam para a manutenção do valor do ISP, já que as subidas são pouco expressivas.

A equação nasceu com o objetivo de ajudar a mitigar o impacto da subida do preço dos combustíveis, reduzindo o valor do ISP no montante correspondente ao aumento da receita do IVA, o imposto que é influenciado pelo aumento dos preços. A ideia era criar um mecanismo neutro do ponto de vista fiscal.

Contudo, nas semanas em que os combustíveis descem de preço, o Executivo tem escolhido não aplicar a fórmula (que ditaria uma subida do ISP), deixando o ISP igual. Na última semana, o Governo calculou qual seria o valor acumulado que o ISP teria subido, e sinalizou que iria “diferir este ajustamento para o momento em que se concretize a descida do ISP pela aplicação da fórmula”. É ainda incerto quando tal irá acontecer.

O Governo avançou também uma outra medida que mexe no ISP (equivalente a uma redução do IVA dos combustíveis para 13%), mas que só irá entrar em vigor em maio, já que tem de passar pelo Parlamento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis voltam a subir na próxima semana. Gasóleo deve aumentar 1 cêntimo e gasolina 0,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião