Governo prevê aumento de 8.100 funcionários públicos este ano

  • ECO
  • 15 Abril 2022

É uma subida de 1,1% que, embora represente um abrandamento, significa um novo máximo de pessoal desde 2011.

O Governo prevê contratar mais 8.100 funcionários públicos este ano, um aumento de 1,1% face ao final do ano passado, avança o Dinheiro Vivo. Apesar disso, este crescimento é o mais baixo desde 2017. Ainda assim, haverá um novo máximo de trabalhadores do Estado: mais de 740 mil.

De acordo com o Relatório da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), apresentado esta semana, O Governo espera ter um total de 741.600 funcionários públicos até ao final do ano, contra os 733.495 que estavam registados no último trimestre de 2021. É uma subida de 1,1% que, embora represente um abrandamento, significa um novo máximo de pessoal desde 2011. Haverá mais 1,9% de funcionários públicos do que em 2011.

O relatório detalha ainda as áreas que serão reforçadas: escolas, Serviço Nacional de Saúde e Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) receberão o maior número de trabalhadores. O processo de descentralização de competências do Estado também deverá levar a reforços de pessoal na Administração Local, que no ano passado foi responsável por 27% do aumento de pessoal nas administrações públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prevê aumento de 8.100 funcionários públicos este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião