APS lança curso de Análise de Riscos no ramo Acidentes de Trabalho

  • ECO Seguros
  • 17 Abril 2022

Academia da APS abriu inscrições para profissionais de seguros e quadros de empresas. Conteúdo programático oferece conhecimentos e competências técnicas no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho.

Para além da reparação e da reabilitação, também a prevenção dos acidentes de trabalho é cada vez mais uma preocupação das seguradoras e, também, necessidade de especialização pelos profissionais dos seguros e de quadros técnicos que, nas empresas e outras organizações, se ocupam da área de Saúde e Segurança no Trabalho.

Neste âmbito, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), através da Academia Portuguesa de Seguros, preparou um Curso de especialização em “Análise de Riscos para o Ramo de Acidentes de Trabalho,” um programa intensivo que vai decorrer entre os dias 27 de abril e 29 de junho. A proposta formativa proporciona aos formandos conhecimentos e competências técnicas básicas no âmbito da Segurança e Saúde no Trabalho, que lhes possibilitem a realização de análises de risco orientadas para o ramo de Acidentes de Trabalho. Entre outros objetivos, o curso pretende:

  • Explicar os conceitos base em matéria de segurança e saúde no trabalho;
  • Indicar os principais diplomas legais da segurança e saúde no trabalho e seguro de acidentes de trabalho;
  • Identificar os meios de proteção vitais para a mitigação de riscos exigidos pelas diferentes máquinas e equipamentos de trabalho, e a especial perigosidade de algumas máquinas como os equipamentos automotores de movimentação de cargas;
  • Diferenciar análise de riscos de avaliação de riscos;
  • Usar uma metodologia de análise riscos em acidentes de trabalho para o setor segurador;

Com base no conteúdo programático, os módulos que focam legislação e máquinas e equipamentos de trabalho são os que justificam maior número de horas letivas.

A especialização dirige-se sobretudo a colaboradores do setor segurador das áreas de subscrição, gestão de produto e sinistros de acidentes de trabalho; Técnicos Analistas de Riscos Industriais; e outros colaboradores do setor segurador que pretendem melhorar conhecimentos na análise de riscos de acidentes de trabalho. Também se podem candidatar Peritos Averiguadores de sinistros de Acidentes de Trabalho e quadros técnicos de empresas e/ou instituições cuja atividade profissional se relaciona com a Segurança e Saúde no Trabalho.

O curso é coordenado por Hélder Azevedo Ferreira, estando previstos workshops com a participação de vários oradores. A formação está planeada para se realizar em modo síncrono híbrido (sessões presenciais e sessões online), tem a duração de 70 horas (26 h presenciais e 44 horas online, via zoom) e irá decorrer usualmente à 3ª feira em horário pós-laboral (17.15h às 20.15h) e à 4ª feira em horário laboral (9.15h às 17.15h).

Inscrições e outras informações acessíveis aqui

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

APS lança curso de Análise de Riscos no ramo Acidentes de Trabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião