Downloads no telemóvel são mais rápidos nos Açores e mais lentos no Algarve

Dados da Anacom, extrapolados dos testes dos próprios utilizadores, indicam que a região dos Açores registou os débitos de download mais altos do país, enquanto o Algarve teve o pior resultado.

A Região Autónoma dos Açores foi a que registou os downloads mais rápidos através da rede móvel em 2021, enquanto o Algarve registou os débitos mais reduzidos. Os dados são extrapolados dos testes feitos pelos próprios utilizadores com recurso ao NET.mede, a ferramenta de testes à velocidade da internet desenvolvida pela Anacom.

No ano passado, o nível mediano de velocidade de download registado nos Açores ascendeu a 15 Mbps (megabits por segundo) nos acessos móveis, o que compara com os 8 Mbps medidos no Algarve. A preposição mantém-se se a análise incidir sobre as velocidades de upload, com os Açores a liderarem com 9 Mbps e o Algarve em último, com 5 Mbps.

Mas o cenário é muito diferente visto da perspetiva dos acessos fixos. Neste caso, foi a Área Metropolitana de Lisboa a região do país a registar os melhores débitos de download em 2021 (93 Mbps). Já o Alentejo registou as velocidades mais reduzidas (67 Mbps), o que coloca em contraste a qualidade das infraestruturas no litoral versus interior.

Infografia publicada pela Anacom com os principais resultados do NET.mede em 2021

Em 2021, os portugueses testaram a velocidade da internet no NET.mede 1,2 milhões de vezes, uma média de 3.331 testes diários. É uma redução de 202 mil testes face a 2020.

A Anacom avança num comunicado que “os resultados dos testes efetuados demonstram que metade dos testes à velocidade realizados em 2021 atingiram, no download, pelo menos 79 Mbps nos acessos fixos residenciais e 10 Mbps nos acessos móveis”. No upload, “os resultados foram de 44 Mbps ou mais nos acessos fixos residenciais e 5 Mbps nos acessos móveis”, acrescenta o regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Downloads no telemóvel são mais rápidos nos Açores e mais lentos no Algarve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião