Fisco já devolveu mais de 450 milhões de euros em IRS

A Autoridade Tributária já devolveu 454 milhões de euros aos portugueses no âmbito da campanha de IRS que se iniciou há cerca de duas semanas. Já foram entregues 2,3 milhões de declarações de IRS.

Cerca de duas semanas depois do início da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos de 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira já devolveu 454 milhões de euros aos portugueses, de acordo com um balanço divulgado esta terça-feira pelo Ministério das Finanças.

As Finanças revelam que das quase 2,3 milhões de declarações de IRS que foram entregues pelos contribuintes até ao momento, já foram liquidadas mais de 870 mil, cerca de 38% do total.

Assim, contas feitas, o Fisco tem feito um reembolso médio de 520 euros.

O gabinete de Fernando Medina adianta ainda que 44% das declarações de IRS entregues pelos contribuintes foram submetidas através do IRS Automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da Autoridade Tributária, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças) e 56% foram submetidas de forma manual.

Em relação às declarações que já foram liquidadas, 560 mil corresponderam a reembolsos aos contribuintes, sendo que também foram emitidas cerca de 85 mil notas de cobrança, num total de cerca de 35 milhões de euros. As restantes liquidações foram nulas, não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança.

Os contribuintes podem entregar a sua declaração de rendimentos até ao dia 30 de junho.

Se pretenderem, podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da Autoridade Tributária através do 217 206 707.

(Notícia atualizada às 20h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fisco já devolveu mais de 450 milhões de euros em IRS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião