Produção de seguros cresce 22% até março com Vida em destaque

  • ECO Seguros
  • 19 Abril 2022

Venda de PPR disparou 71,5% no acumulado até março, enquanto Acidentes de Trabalho e Doença suportaram movimento positivo na produção dos seguros de não Vida, indicam números da APS.

As vendas de seguros, contabilizadas pela produção emitida, cresceram 16,9% no primeiro trimestre em termos reais (+21,9% em base nominal), totalizando 3,4 mil milhões de euros, uma evolução que reflete incremento nominal de 40,5% nos ramos Vida, totalizando 1,79 mil milhões e de 6,3% no negócio de Não Vida, somando 1,61 mil milhões de euros em produção emitida de seguro direto.

A dinâmica no setor dos seguros de Vida – reforçando o seu peso (de 45,7% um ano antes) para 52,7% na estrutura de produção do setor – beneficiou de acréscimo a rondar 300 milhões de euros em produtos de Capitalização, que venderam mais 43,3%, até perto de 1,03 mil milhões de euros e da colocação de PPR (poupança-reforma), que cresceu 71,5%, face ao período homólogo de 2021, totalizando 486,5 milhões de euros no período entre janeiro e março de 2022, revelam indicadores divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).

Já no setor de Não Vida, cuja quota na estrutura de produção desceu 7 pp, de 54,3% para 47,3%, a progressão de 1,9% (descontado efeito da inflação) reflete sobretudo aumento registado na produção de seguros de Acidentes e Doença (+5%), ultrapassando 704 milhões de euros no agregado Acidentes de Trabalho (+4,7%) e Doença (+5,2%, para 355,8 milhões de euros). O seguro Automóvel, com variação real negativa (-1,6%) totalizou cerca de 528,8 milhões de euros, apontando crescimento nominal de 2,6% no acumulado desde janeiro.

Quanto à distribuição por canais, os dados da APS relativos a março mostram os bancos a responder por 47% das vendas totais, predominando em 75% no negócio Vida e a operar uma quota de 15% nos seguros Não Vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção de seguros cresce 22% até março com Vida em destaque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião