Lisboa aprova transportes gratuitos para jovens e idosos

Carlos Moedas saúda a aprovação unânime da medida, que diz ser histórica. Presidente da Câmara de Lisboa admite alargamento no futuro.

A Câmara de Lisboa (CML) aprovou por unanimidade a medida que permitirá avançar com os transportes públicos gratuitos em Lisboa para jovens e maiores de 65 anos. Carlos Moedas diz ser uma decisão “histórica”, salientando também o facto de ter juntado todos os partidos. “Quando perguntam o que será o legado do executivo, para mim esta é sem dúvida a medida mais importante”, reitera o presidente da CML.

“É um dia histórico para a nossa cidade, uma vez que conseguimos algo inédito para os lisboetas”, aponta Moedas, em declarações transmitidas pela RTP3. O autarca destaca o caráter ambiental da medida, salientando também que “há muito poucas cidades na Europa que já tiveram coragem de o fazer”.

A medida abrange jovens até aos 18 anos e maiores de 65 anos, contemplando também estudantes universitários até aos 23 anos (ou 24, no caso dos cursos de medicina e arquitetura). Existe ainda um requisito comum para todos: é necessário ter residência fiscal no concelho.

O presidente da CML aponta que “a tendência terá que ser transportes gratuitos para todos, mas isso não é possível num primeiro passo”. Ainda assim, admite que a “medida poderá ser alargada no futuro, para outras pessoas e outros casos, para caminhar nesse sentido”.

Além de ser um passo no combate às mudanças climáticas, como destaca Moedas, ganha também outra importância com “a inflação que estamos a viver”, após a pandemia e com a guerra na Ucrânia.

Quanto à operacionalização, o presidente da CML aponta que “assim que a medida estiver implementada, as pessoas podem ir com os mesmos titulos que tinham”, o 4_18, o sub-23 e mais 65, e “pagam zero”. “Não estamos a inventar nada de novo, estamos a facilitar para adaptar às pessoas rapidamente a medida”, explica.

Segundo o universo atual, das pessoas que já tem os títulos que correspondem a estes grupos etários, a medida terá um custo total anual de 14,9 milhões de euros. Para estar em funcionamento, é necessário ainda completar ainda alguns passos, nomeadamente passar pela assembleia municipal, e o objetivo é que entre em vigor até setembro.

(Notícia atualizada às 14h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa aprova transportes gratuitos para jovens e idosos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião