Nas notícias lá fora: Rússia, Renault e fraudes na internet

  • ECO
  • 22 Abril 2022

Os ativos russos congelados pela UE já somam 35 mil milhões de euros. Continua a época de resultados, com a Renault a revelar que a faturação caiu 2,7% no primeiro trimestre.

Durante as primeiras cinco semanas e meia da guerra na Ucrânia, os ativos russos congelados pela União Europeia no âmbito das sanções atingiram os 35 mil milhões de euros. Nos jornais desta sexta-feira é também revelado que as autoridades europeias desmantelaram uma rede de fraudes na internet. A época de resultados continua a marcar a semana, agora com a Renault a revelar que a faturação caiu 2,7% no primeiro trimestre para os 9,75 mil milhões de euros. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Bloomberg

UE congelou 35 mil milhões de euros em ativos devido à invasão da Rússia

Com as sanções aplicadas em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, os países da União Europeia já congelaram 35 mil milhões de euros em ativos durante as primeiras 5 semanas e meia da guerra. A França está no topo da lista, com bens congelados e capital no valor de 23,5 mil milhões de euros. Segue-se a Alemanha, que apreendeu ativos no valor de 341.600 euros, de acordo com o mais recente balanço da Comissão Europeia, datado de 5 de abril. O valor já será mais elevado, já que na semana seguinte à avaliação, Berlim apreendeu o superiate Dilbar do bilionário russo Alisher Usmanov, avaliado entre 600 milhões a 750 milhões de dólares.

Leia a notícia completa na Bloomberg(acesso pago, conteúdo em inglês)

Eurojust

Autoridades europeias desmantelam rede de fraudes na internet

As autoridades europeias desmantelaram a infraestrutura de uma rede criminosa de fraude com investimentos na net que enganou mais de 30 mil pessoas, de pelo menos 71 países, em cerca de 20 milhões de euros. A ação europeia, coordenada por esta agência de coordenação judicial e pela Europol, a partir da Haia, englobou Alemanha, Estónia, Finlândia, França, Letónia, Países Baixos e Ucrânia. As autoridades conseguiram apreender mais de 50 servidores em seis Estados diferentes, uma infraestrutura de centros de chamadas que as autoridades conseguiram desmantelar. Os criminosos contactaram com as vítimas por telefone e pela internet, apresentando-se como agentes de plataformas de comércio em linha de moedas digitais, se bem que não se tenham limitado a isto, instalando também programas de acesso remoto, que lhes permitiram aceder ilegalmente aos computadores das vítimas e roubar as suas credenciais bancárias.

Leia a notícia completa no Eurojust (acesso livre, conteúdo em inglês)

BFM Business

Faturação da Renault cai 2,7% no primeiro trimestre para os 9,75 mil milhões de euros

A Renault registou um volume de negócios de 9,75 mil milhões de euros entre janeiro e março, menos 2,7% em termos anuais, num trimestre afetado pelo fim das atividades na Rússia e escassez de semicondutores. O fabricante automóvel francês anunciou que vendeu 551.733 veículos no primeiro trimestre, menos 17,1%. Para além do caso específico russo, nos primeiros três meses também se verificou uma queda de 39% nas vendas em Espanha, para 16.179 unidades. Espanha foi relegada para o nono lugar entre os mercados da Renault, atrás mesmo da Índia (23.205) e Marrocos (16.502). A Rússia, que era até recentemente o segundo mercado mais importante da Renault, após a França, principalmente devido à sua filial AvtoVaz (a marca Lada), sofreu um declínio de 34,3% com 75.104 unidades.

Leia a notícia completa no BFM Business (acesso livre, conteúdo em francês)

Cinco Días

Adif aposta na alta velocidade com 23.500 milhões em obras até 2025

A Adif está a apostar no desenvolvimento da ferrovia de alta velocidade, com 23,5 mil milhões de euros até 2025, entre obras em execução (11,5 mil milhões) e projetos já previstos (12 mil milhões), que se somam aos 57,2 mil milhões investidos até agora. A rede tem já quatro desenvolvimentos em fase de testes, sendo que o que está na calha até 2025 é um maior desenvolvimento do Corredor Mediterrâneo, o Y Basco ou a linha para a Extremadura.

Leia a notícia completa no Cinco Días (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Bloomberg

Ferrari chama mais de 2.000 carros na China por risco de falha de travões

A Ferrari chamou à revisão 2.222 dos carros desportivos de luxo na China, sendo que os proprietários foram informados de que poderá existir algum problema com os travões. Segundo os dados da Bloomberg Intelligence, estão em causa quase todos os carros que a Ferrari vendeu no país desde 2018, que vão assim ter de se deslocar às oficinas.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nas notícias lá fora: Rússia, Renault e fraudes na internet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião