Fundador da Archegos detido pelas autoridades norte-americanas

  • ECO
  • 27 Abril 2022

Bill Hwang, fundador do falido fundo Archegos, foi detido pelas autoridades norte-americanas. Em causa estão suspeitas de manipulação dos títulos de carteiras de investimento. 

Bill Hwang, fundador do falido fundo Archegos Capital Management, foi detido pelas autoridades norte-americanas, avança o Financial Times. Em causa estão suspeitas de manipulação do mercado.

A queda do fundo Archegos aconteceu em março do ano passado, tendo gerado perdas de vários milhares de milhões de dólares a vários bancos de investimento, incluindo o Credit Suisse, UBS, Nomura e Morgan Stanley. Na altura, a venda apressada de derivados arrastou também algumas das empresas do portefólio do fundo para quedas significativas na bolsa.

Além de Bill Hwang, também Patrick Halligan, antigo diretor financeiro do fundo foi detido. As autoridades alegam que executivos de topo na Archegos terão manipulado os preços de ativos financeiros pertencentes ao portefólio do family office de Hwang. O plano terá ajudado o portefólio da empresa a passar de 1,5 mil milhões de dólares para 35 mil milhões de dólares num só ano, acrescenta o The New York Times (acesso pago, conteúdo em inglês).

Na sequência deste escândalo, o Departamento de Justiça norte-americano abriu uma investigação para apurar responsabilidades. O colapso do Archegos terá gerado perdas superiores a dez mil milhões de dólares em várias instituições financeiras da Europa e da Ásia.

(Notícia atualizada pela última vez às 13h49)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundador da Archegos detido pelas autoridades norte-americanas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião