Já há empresas europeias a pagar gás russo em rublos

Bloomberg avança que quatro empresas europeias já pagaram à Gazprom em rublos, cedendo à exigência de Moscovo. Dez empresas no total já abriram conta no Gazprombank.

Quatro empresas europeias que importam gás natural da Rússia já terão feito pagamentos à Gazprom em rublos, como exige o Presidente russo Vladimir Putin. A notícia foi avançada pela Bloomberg, que cita uma fonte próxima da empresa.

A agência indica também que dez empresas europeias abriram conta no Gazprombank, um dos passos necessários para pagar o gás natural em rublos, a moeda russa. Ao abrigo do mecanismo criado por Moscovo, as empresas transferem o pagamento na divisa original para uma conta nesse banco, que devolve o equivalente em rublos para liquidação do pagamento.

Esta quarta-feira, a Gazprom cortou o gás à Polónia e Bulgária, depois de estes países terem recusado fazer pagamentos à Rússia em rublos. Os países falam em violação dos contratos.

Foi no final do mês passado que Vladimir Putin fez o ultimato aos países Ocidentais para que paguem o gás em rublos. Caso contrário, ameaça fechar a torneira, agravando severamente a crise energética vivida no continente europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já há empresas europeias a pagar gás russo em rublos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião