Hoje nas notícias: Orçamento, Defesa e trânsito

  • ECO
  • 28 Abril 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares não acredita que PCP e BE mudem o sentido de voto (contra) face à nova proposta de Orçamento do Estado para 2022. Já a vice-presidente da bancada parlamentar do PS garante que há “espírito dialogante”, mas afasta alterações nas medidas para fazer face ao impacto da guerra, nomeadamente na dotação para a Defesa. A pandemia veio trazer mudanças no trânsito, com os carros a circularem mais vezes por dia. E a NAV já admite que o tráfego aéreo ultrapasse o de 2019 neste verão.

Governo tem margem para negociar OE, mas não acredita que PCP e BE mudem sentido de voto

A ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares garante que “maioria absoluta não é poder absoluto” e abre a porta a negociações com os partidos com representação parlamentar, mas não acredita que os antigos parceiros de geringonça queiram mudar o seu sentido de voto. “Não acredito que o PCP e o BE votem este OE que não votaram em outubro”, afirma Ana Catarina Mendes, em entrevista ao Público, deixando ainda críticas à tomada de posição dos comunistas sobre a guerra na Ucrânia. “O que é triste é mesmo a posição do PCP face a este conflito”, lamenta.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).

Jamila Madeira recusa reforço do orçamento da Defesa

A vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Jamila Madeira, sinaliza que existe “espírito dialogante” no âmbito da discussão do Orçamento do Estado, que vai manter-se na discussão na especialidade. Mas defende que os impactos da guerra são, para já, limitados e, por isso, as medidas já previstas são suficientes. Numa entrevista, a socialista descarta também um reforço da dotação do orçamento da Defesa, como pedido pelo Presidente da República e pelo PSD. “Neste momento, não se coloca um reforço do orçamento da Defesa”, apontou.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Carros circulam mais e já não há horas de ponta

As horas de ponta desapareceram. Os carros circulam mais vezes por dia e fazem viagens mais curtas. Além disso, a flexibilidade horária do teletrabalho tem mantido os transportes públicos aliviados. O último relatório do IMT diz que, nas autoestradas, o número de carros a circular está muito próximo do período pré-pandemia. E nem o aumento dos combustíveis é suficiente para afastar os condutores das estradas.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

NAV admite que tráfego aéreo ultrapasse 2019 no verão

No primeiro trimestre, o tráfego aéreo controlado pela NAV Portugal ficou 15% abaixo do registado nos mesmos três meses de 2019. E, em abril, nos últimos sete dias, a diferença verificada na zona de Lisboa, em termos de média ponderada, era de 1,1% face ao mesmo período do ano que antecedeu a pandemia. “Há inclusive dias que já suplantaram o tráfego registado em 2019”, afirma Pedro Ângelo, administrador da empresa, que acredita que a retoma aconteça mais cedo do que o previsto.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Devoteam chega ao Porto e quer 75 milhões em volume de negócios ainda este ano

A Devoteam Portugal vai chegar ao Porto no próximo dia 5 de maio, com o objetivo de atingir um volume de negócios de 75 milhões de euros ainda este ano e chegar às 1.400 pessoas no país. A consultora tecnológica fundada como Bold por Bruno Mota vai instalar-se num espaço com cerca de 500 metros quadrados em open space, no Palácio dos Correios, na Avenida dos Aliados, onde trabalharão 50 pessoas.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Orçamento, Defesa e trânsito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião