Yellen diz que pandemia e invasão da Ucrânia criam condições para choques económicos

  • Lusa
  • 28 Abril 2022

Os políticos aprenderam com a Grande Recessão que é imperativo sair das crises económicas “o mais rápido possível”, disse a Secretária do Tesouro dos EUA.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse esta quinta-feira que a pandemia global e a invasão da Ucrânia pela Rússia criam condições para a possibilidade de grandes choques económicos no futuro.

Num discurso na Brookings Institution, Yellen analisou as lições aprendidas com as crises económicas do passado e disse que os países precisam de “remédios para a recessão” para proteger os cidadãos. Segundo a secretária do Tesouro, os políticos aprenderam com a Grande Recessão que é imperativo sair das crises económicas “o mais rápido possível”.

“Os países irão sair-se melhor se as suas economias forem mais resilientes e menos frágeis”, disse. Para Yellen, uma melhor compreensão dos problemas nas cadeias de abastecimento, dos aumentos dos preços das matérias-primas, de bolhas no valor dos ativos e dos choques do trabalho e da produtividade ajudará os políticos “a implementar reformas que reforçam a resiliência económica”.

Os últimos anos foram marcados pela crise pandémica que levou as administrações dos Estados Unidos, lideradas por Trump e Biden, a dar estímulos de biliões de dólares à economia, que os economistas consideram ter contribuído para a inflação atingir os níveis mais altos em quatro décadas.

Já recentemente, a guerra na Ucrânia tem grandes impactos nos preços globais de energia e dos alimentos, além de em outras commodities (matérias-primas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Yellen diz que pandemia e invasão da Ucrânia criam condições para choques económicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião