Apple surpreende analistas com desempenho trimestral com mais expansão e lucros

  • Lusa
  • 29 Abril 2022

Apple teve receitas de 97,3 mil milhões de dólares, mais 9% do que no período homólogo, e lucro trimestral subiu 6% para os 25 mil milhões de dólares.

A Apple divulgou na quinta-feira resultados trimestrais que superaram as projeções dos analistas, apesar das dificuldades no abastecimento, os resultados económicos da invasão russa da Ucrânia e o arrefecimento das elevadas vendas provocadas pelas restrições impostas pela pandemia.

Os resultados esboçaram um quadro de um império empresarial que continua em expansão e a gerar lucros avultados, traços que sustentam uma capitalização bolsista de 2,7 biliões (milhares de milhões) de dólares, a maior das empresas dos Estados Unidos. Mesmo assim, a Apple enfrenta alguns dos mesmos desafios que se colocam às outras grandes empresas tecnológicas.

Depois do crescimento acentuado, devido às restrições decididas para combater a pandemia, é cada vez mais difícil conseguir os mesmos níveis espetaculares de crescimento que levou as ações das empresas tecnológicas a níveis recorde. À medida que a crise sanitária continua a desvanecer-se, a taxa de crescimento anual é cada vez mais difícil de manter.

Neste período temporal, a Apple teve receitas de 97,3 mil milhões de dólares, mais 9% do que no período homólogo. Este foi o primeiro trimestre dos últimos seis em que Apple não apresentou uma taxa de crescimento anual de dois dígitos relativa ao crescimento das receitas. Em todo o caso, o desempenho superou as expectativas dos analistas ouvidos pela FactSet Research, que esperavam 94 mil milhões de dólares.

Já o lucro trimestral subiu 6% homólogos, para os 25 mil milhões de dólares. As ações da empresa subiram mais de 1% nas transações eletrónicas depois do fecho da praça de Wall Street.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apple surpreende analistas com desempenho trimestral com mais expansão e lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião