Crescimento do PIB espanhol desacelera no primeiro trimestre para 0,3%

  • Lusa
  • 29 Abril 2022

Crescimento da economia espanhola desacelerou quase dois pontos percentuais no primeiro trimestre do ano, para 0,3%, que compara com a subida de 2,2% no trimestre anterior.

O crescimento da economia espanhola desacelerou quase dois pontos percentuais no primeiro trimestre do ano, para 0,3%, depois de ter sido de 2,2% no trimestre anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas espanhol (INE).

A instituição estima que o consumo das famílias diminuiu 3,7% no primeiro trimestre, em comparação com um crescimento de 1,5% no último trimestre de 2021.

Trata-se da primeira evolução negativa das despesas das famílias desde o primeiro trimestre de 2021 e o seu maior declínio desde o segundo trimestre de 2020, quando o confinamento provocado pela pandemia de Covid-19 provocaram uma diminuição do consumo das famílias em 20,4%.

Por outro lado, o crescimento anual do PIB (Produto Interno Bruto) acelerou quase um ponto percentual no primeiro trimestre, de 5,5% no último trimestre de 2021 para 6,4%, como resultado de uma maior contribuição do setor externo.

A procura externa contribuiu com 3,1 pontos para o PIB anual no primeiro trimestre, um valor 1,3 pontos superior ao do trimestre anterior, enquanto a procura interna contribuiu com 3,3 pontos, cinco décimos menos.

O INE adverte que futuras revisões destes dados provisórios para o primeiro trimestre poderão ser maiores do que o habitual devido ao atual contexto económico e a mudanças “abruptas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crescimento do PIB espanhol desacelera no primeiro trimestre para 0,3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião