Primeira demissão no Governo. Secretária de Estado da Igualdade e Migrações sai

O Presidente da República aceitou o pedido de demissão da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Sara Abrantes Guerreiro. Isabel Maria Almeida Rodrigues foi escolhida para sucessora.

O Presidente da República aceitou o pedido de demissão da secretária de Estado da Igualdade e Migrações Sara Abrantes Guerreiro, informa uma nota publicada no site da Presidência. Isabel Almeida Rodrigues foi nomeada para a substituir e vai tomar posse ainda esta segunda-feira.

O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues”, adianta o Chefe de Estado, numa curta nota publicada esta segunda-feira no site da Presidência.

Além disso, o Presidente da República informa ainda que a tomada de posse da nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações vai ter “lugar, em cerimónia restrita no Palácio de Belém, esta segunda-feira, dia 2 de maio, pelas 19h30″.

Minutos depois desta nota ter sido divulgada, Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu que o pediu de demissão se deveu a uma “questão pessoal e de força maior”, afastando qualquer ligação com o caso relativo ao acolhimento de refugiados ucranianos pela Câmara Municipal de Setúbal. Recorde-se que o Expresso avançou que refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara de Setúbal por responsáveis de uma associação pró-Putin e que alegadamente terão fotocopiado documentos de identificação, levando alguns a sentirem-se ameaçados.

O Chefe de Estado garantiu ainda que se tratou de uma “substituição imediata”, dado que o pelouro dos refugiados “é um pelouro muito importante” no contexto de guerra na Ucrânia, afirmou em declarações transmitidas pela RTP3.

A nova secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Rodrigues, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019. Licenciada em Direito, já desempenhou cargos governativos, como o de secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares, segundo consta no site do Parlamento.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Primeira demissão no Governo. Secretária de Estado da Igualdade e Migrações sai

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião