5 coisas que vão marcar o dia

Fed deve subir as taxas de juro. Encontro da COTEC traz a Braga os Chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália. No Parlamento, continua a discussão do OE na especialidade.

A Fed volta à carga esta quarta-feira com mais uma subida das taxas de juro para tentar domar a inflação. Nos mercados, destaque para a assembleia geral do BCP e para os resultados da EDP Renováveis. Os Chefes de Estado de Portugal, Espanha e Itália reúnem em Braga. Enquanto isso, prossegue a discussão do Orçamento do Estado para 2022 na especialidade.

Fed deve subir os juros

É hoje que a Reserva Federal (Fed) vai apresentar as conclusões da reunião de política monetária que começou na terça-feira. É amplamente esperado um aumento das taxas de juro, o segundo este ano, com o consenso dos economistas a apontar para uma subida de 50 pontos base. Os responsáveis da Fed estão a apertar a política monetária para tentar controlar a elevada inflação. Espera-se ainda que Jerome Powell, o presidente, dê mais informação sobre a redução do balanço do banco central norte-americano.

OE discutido na especialidade

Continua a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2022 na especialidade. Depois da audição à ministra Mariana Vieira da Silva na terça-feira, esta quarta-feira de manhã é ouvida a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro. À tarde, é a vez de a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, falar aos deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.

BCP reúne assembleia geral

Os acionistas do BCP vão reunir em assembleia geral ao início da tarde. Na ordem de trabalhos está a reeleição do Conselho de Administração, bem como a deliberação sobre a aquisição e alienação de ações e obrigações próprias. Os investidores do BCP são também chamados a votar a proposta de distribuição de um dividendo de nove cêntimos por cada título. O encontro deve arrancar às 14h30.

EDPR apresenta resultados

A EDP Renováveis apresenta hoje os resultados do primeiro trimestre. O desempenho operacional não será surpresa: a empresa já divulgou ao mercado que adicionou 465 MW até ao final de março e que produziu 9,2 TWh (terawatts-hora) de “energia limpa”. Ainda assim, os investidores vão estar atentos ao desempenho financeiro da companhia, na véspera da apresentação de resultados da “casa-mãe” EDP.

Chefes de Estado no encontro da COTEC

O encontro anual da COTEC Europa regressa a Portugal este ano. Braga é a cidade escolhida para este evento, organizado alternadamente por Portugal, Espanha e Itália. No evento estarão empresários, decisores políticos e académicos. Por volta das 12h00, estão marcados discursos de encerramento por parte do Presidente da República de Itália Sergio Mattarella, do Rei de Espanha Filipe VI, e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião