Allianz e Sanlam lançam empresa conjunta para 29 países de África

  • ECO Seguros
  • 4 Maio 2022

Os grupos alemão e sul-africano aliaram-se para criar um gigante de seguros em África. Joint venture avalaida em 2 mil milhões de euros vai operar em 29 países.

A Sanlam, maior companhia africana no setor financeiro não bancário e líder em seguros, e Allianz, um dos líderes globais de seguros e gestão de ativos, decidiram combinar as operações no continente africano com o objetivo de construir a maior entidade pan-africana de serviços financeiros não bancários. As duas marcas associam-se para atuação conjunta em 29 países africanos – a Namíbia será acrescentada numa fase mais adiante e a África do Sul fica excluída da parceria –, criando uma joint-venture (jv) com valorização combinada (equity value) estimada em 2 mil milhões de euros (33 mil milhões de rands sul-africanos).

“Alinhada com a nossa ambição de sermos líderes pan-africanos nos serviços financeiros, esta joint venture também robustece a nossa liderança em múltiplos mercados chave fundamentais na nossa estratégia para África, construindo qualidade e escala onde é importante.” Ter a Allianz como parceira “vai acrescentar um valor tremendo aos nossos negócios“, disse o CEO do grupo Sanlam, Paul Hanratty.

Juntando expertise técnico de ambas, aproveitando sinergias e alavancada por soluções de seguro inovadoras, a empresa conjunta irá focar-se sobretudo no segmento de clientes multinacionais, com ofertas de seguros de Vida e não Vida, pretendendo também aumentar a penetração de seguros e a inclusão financeira nos mercados africanos com maior potencial de crescimento.

“De acordo com a estratégia expandir a nossa posição de liderança em escala e novos modelos de parceria, a Allianz está entusiasmada com a possibilidade de acelerar o seu crescimento nesta importante região através de uma parceria com um líder incontestável do mercado. As capacidades da Sanlam alargam o nosso alcance local e a penetração no mercado, e a jv permite-nos estabelecer posições de liderança em mercados-chave de crescimento para a Allianz,” complementou Christopher Townsend, membro do Conselho de Administração da Allianz SE.

Além de condicionada à obtenção das devidas autorizações regulatórias em diversas jurisdições, a empresa resultante deste acordo ainda não foi denominada, o que será anunciado na altura devida. Segundo adianta ainda um comunicado no website da Sanlam, a nova entidade será presidida em regime rotativo, a cada dois anos, por representantes de uma e outra sócia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz e Sanlam lançam empresa conjunta para 29 países de África

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião