João Vale de Almeida eleito “Diplomata do Ano da Europa”

O reconhecimento prende-se com o seu papel na formação da relação pós-brexit entre a UE e o Reino Unido. 

O corpo diplomático londrino elegeu o embaixador da União Europeia (UE) no Reino Unido, o português João Vale de Almeida, o “Diplomata do Ano 2022 da Europa”. O prémio da revista Diplomat reconhece o papel fundamental do embaixador na formação da relação pós-brexit entre a UE e o Reino Unido.

“A diplomacia é um trabalho de equipa e a equipa da UE é a melhor da cidade. Sou apenas o seu capitão”, disse João Vale de Almeida, citado pelo Politico. “Os diplomatas são mais do que nunca necessários”, acrescentou.

A cerimónia, levada a cabo pela Diplomat Magazine, ocorreu em Mayfair (distrito de Londres), na semana passada. João Vale de Almeida dedicou o prémio ao povo ucraniano e congratulou também os outros vencedores, incluindo o embaixador ucraniano no Reino Unido, Vadym Prystaiko, que levou para casa o prémio de diplomata do ano da Eurásia e dos Balcãs Ocidentais.

João Vale de Almeida vai manter-se no cargo até janeiro de 2023, apesar de ter completado 65 anos no dia passado dia 29 de janeiro, idade de reforma nas instituições europeias.

O embaixador da UE foi nomeado para o atual cargo na capital do Reino Unido a 12 de janeiro de 2020, tendo assumido funções a 1 de fevereiro, um dia após a concretização do Brexit – um longo processo que se arrastava desde junho de 2016, data do referendo que ditou a saída do país da União Europeia (UE).

Vale de Almeida é o mais antigo funcionário português em funções na União Europeia – completa 40 anos no próximo mês de março -, tendo exercido vários cargos de topo nas instituições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

João Vale de Almeida eleito “Diplomata do Ano da Europa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião