5 coisas que vão marcar o dia

Agenda do dia com muitas estatísticas, do comércio com o exterior e os custos de construção de habitação até aos voos comerciais na Europa. Caso dos refugiados em Setúbal com audições no Parlamento.

Agenda com muitas estatísticas, desde o comércio de Portugal com o exterior e os custos de construção de habitação nova até aos voos comerciais na União Europeia. O caso dos refugiados ucranianos recebidos por russos na Câmara de Setúbal é discutido no Parlamento com várias audições. Ainda no Parlamento, Francisco Assis toma posse para novo mandato à frente do Conselho Económico e Social.

Como evoluíram as exportações portuguesas em março?

O INE atualiza as estatísticas do comércio internacional relativo a março. Tanto as importações como as exportações têm vindo a acelerar em relação ao mesmo período do ano passado, marcado pela pandemia. No trimestre terminado em fevereiro de 2022, as exportações de bens aumentaram 22,3% e as importações cresceram 38,9% em relação ao mesmo período de 2021.

Construir casa volta a encarecer?

A subida do preço das matérias-primas e da mão-de-obra está a aumentar os custos de construção de habitação nova, que dispararam cerca de 9% no arranque do ano. O INE fornece novos dados sobre o setor em relação a março, numa altura em que a guerra na Ucrânia continuou a puxar pelos preços das commodities nos mercados internacionais?

Tráfego aéreo pós pandemia

Ainda no domínio das estatísticas, o Eurostat divulga os dados sobre o número de voos comerciais em abril. O tráfego aéreo vem recuperando após o impacto da crise pandémica, que obrigou os países a fecharem fronteiras.

Caso dos refugiados em Setúbal no Parlamento

O caso dos refugiados ucranianos recebidos por russos na Câmara de Setúbal é analisado no Parlamento, estando previstas audições na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos Liberdades e Garantias com o presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, a alta-comissária para as Migrações, Sónia Pereira, e também com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

Francisco Assis toma posse no CES

Francisco Assis toma posse como presidente do Conselho Económico e Social para um novo mandato. A tomada de posse terá lugar no Salão Nobre da Assembleia da República, pelas 17h00. Antes disso, o CES reúne-se ao início da tarde para apreciar e votar parecer sobre o Orçamento do Estado para 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião