Gil Azevedo assume direção executiva da Startup Lisboa

O profissional transita do Emirates NBD Group, nos Emirados Árabes Unidos, onde desempenhou funções de vice-presidente sénior, tal como a Pessoas avançou em abril.

Gil Azevedo é o novo diretor executivo da Startup Lisboa, incubadora de empresas que celebra este ano dez anos de atividade na dinamização do ecossistema de empreendedorismo da cidade e do país, tal como a Pessoas avançou em abril. O profissional transita do Emirates NBD Group, nos Emirados Árabes Unidos, onde desempenhou funções de vice-presidente sénior, tendo sido responsável pelas áreas de digital, marketing, analytics e serviço ao cliente da subsidiária Emirates Islamic Bank. Agora, à frente da Startup Lisboa, Gil Azevedo regressa a Portugal com o objetivo de reforçar as suas capacidades e expandir o âmbito da incubadora para as scale-ups.

“A minha visão para a Startup Lisboa assenta em criar as competências que permitam à Startup Lisboa apoiar o desenvolvimento das startups de elevado potencial desde o early stage até às fases seguintes de expansão e crescimento acelerado, materializando a ambição da Cidade de Lisboa em criar uma Fábrica de Unicórnios no Hub Criativo do Beato”, explica Gil Azevedo, em comunicado.

A chegada do gestor vem abrir um novo capítulo para a incubadora ao ser das primeiras a apoiar o percurso de scale-ups, acompanhando o rápido desenvolvimento da cidade de Lisboa. O objetivo é preencher uma lacuna atual no ecossistema nacional no apoio a empresas em plena fase de crescimento, evitando que tenham de escolher ir para outras geografias que satisfaçam as suas necessidades. Assim, a Startup Lisboa terá como missão ser o apoio formal para os empreendedores nos vários estágios de desenvolvimento e permitir o surgimento de novos unicórnios nacionais.

“A Startup Lisboa pode desempenhar um papel fundamental no fomento da inovação e empreendedorismo em Lisboa, dois pilares fundamentais para o crescimento económico da cidade, com a atração de investimento e criação de emprego”, conclui o novo diretor executivo.

Gil Azevedo, que é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico e completou o MBA na Columbia University em Nova Iorque e um programa executivo sobre estratégia digital na Harvard Business School, sucede a Miguel Fontes, atual secretário de Estado do Trabalho.

O profissional assume funções na Startup Lisboa no ano em que a organização assinala dez anos de existência, tendo nesse período incubado mais de 400 startups, que criaram 4.500 postos de trabalho e levantaram 340 milhões de euros de investimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gil Azevedo assume direção executiva da Startup Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião